Publicado 05 de Agosto de 2015 - 15h40

Por Jaqueline Harumi Ishikawa

Jaqueline Harumi

Da Agência Anhanguera

[email protected]

Três escolas particulares da Região Metropolitana de Campinas estão entre as 100 instituições de ensino com as melhores médias nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino (Enem) de 2014. O levantamento do Enem por Escola com quase 1,296 milhão de estudantes de 10.615 unidades de ensino que fizeram o exame no ano passado foi disponibilizado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação da prova.

O Colégio Etapa de Valinhos foi a unidade de ensino mais bem colocada da região, na 52ª posição, com 681,57 pontos, seguido pelo Colégio Visconde de Porto Seguro da mesma cidade, na 67ª posição, com 672,69 pontos. Na terceira posição regional está o Colégio Progresso, de Campinas, que ficou na 98ª posição, com 661,37 pontos. Já a primeira posição no ranking nacional é do Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, com 742,96 pontos, pelo quarto ano consecutivo.

O levantamento inclui as médias de desempenho dos alunos participantes em cada unidade escolar para cada área do conhecimento e redação, além de indicadores contextuais, como nível socioeconômico, dependência administrativa, localização, porte, número de participantes e taxa de participação no Enem e taxas de aprovação e abandono do Ensino Médio. A novidade do Enem por Escola 2014 foi o Indicador de Permanência na Escola, que demonstra quanto do Ensino Médio foi cursado pelo aluno na unidade de ensino que estava cursando quando fez o exame.

O professor Carlos Eduardo Bindi, diretor do Etapa, acredita que o destaque do colégio de Valinhos na RMC nos últimos anos se deve ao ensino pedagógico e à metodologia similares à unidade de São Paulo levando em consideração as peculiaridades locais. “Está havendo uma convergência do sistema do Enem e de grandes vestibulares, então não existe um conteúdo só para o Enem. Cobrindo bem o Ensino Médio é o suficiente”, ressaltou.

Para o diretor institucional do Ensino Médio da unidade de Valinhos do Colégio Visconde de Porto Seguro, Carlson Toledo, o sucesso está no foco em resultado. “As habilidades que o Enem cobra são muito consistentes com nosso projeto pedagógico”, explicou.

A diretora do Colégio Progresso, único colégio de Campinas no top 100 das provas objetivas, Cristina Tempesta, acredita que a longevidade do aluno na escola, que cursam desde o Ensino Infantil, faz a diferença. “Nós temos um projeto literário muito intenso, desde quando são alfabetizados. E antes disso ouvem muitas histórias literárias”, exemplificou. “O que a gente faz é uma construção de longo prazo”, completou.

Destaque paulista

Assim como tem ocorrido nos anos anteriores as escolas paulistas se destacaram no ranking das melhores médias nas provas objetivas, de acordo com o Ministério da Educação. Das 100 primeiras colocadas, 29 são paulistas com nível socioeconômico alto ou muito alto dentre as unidades que declararam a informação, sendo que 14 são colégios pequenos, com menos de 90 alunos no fim do Ensino Médio, e sete são públicos – todos ligados ao Exército ou a universidades federais. O desempenho paulista é próximo ao registrado na edição anterior do exame, quando 28 paulistas ficaram no top 100.

Objetivo do levantamento

O objetivo do Inep com a divulgação do Enem por Escola é auxiliar estudantes, pais, professores, diretores e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no Ensino Médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. O instituto, no entanto, alerta que o uso dos resultados deve ser feito com cautela, uma vez que a participação no exame é de caráter voluntário, com representatividade dependente do percentual de participação de estudantes em cada escola.

Top 5

Unidade Cidade Taxa de permanência Média Prova Objetiva Média Redação

Objetivo Colégio Integrado São Paulo (SP) De 60% a 80% 742.96 774.76

Farias Brito Colégio de Aplicação Fortaleza (CE) Menos de 20% 737.88 786.36

Colégio Olimpo Integral Goiânia (GO) Menos de 20% 735.02 837.78

Christus Colégio Pré-Universitário Fortaleza (CE) Menos de 20% 731.38 838.62

Colégio Bernoulli - Lourdes Belo Horizonte (MG) De 40% a 60% 730.33 799.39

Unidades da RMC no Top 100

Posição Unidade Cidade Taxa de permanência Média Prova Objetiva Média Redação

52ª Colégio Etapa Valinhos 80% ou mais 681.57 709.50

67ª Visconde de Porto Seguro Valinhos 80% ou mais 672.69 780.16

98ª Colégio Progresso Campinas De 60% a 80% 661.37 732.86

Escrito por:

Jaqueline Harumi Ishikawa