Publicado 05 de Agosto de 2015 - 18h39

FOTOS DE DOMINIQUE

Cecília Polycarpo

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

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O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi o terceiro mais bem avaliado no País pelos passageiros, de acordo com pesquisa divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) ontem. No levantamento feito entre abril e junho entre os 15 aeroportos brasileiros mais movimentados, Viracopos ficou com nota 4,27 na percepção de satisfação, em uma escala de 0 a 5. A pontuação é um pouco menor que a do primeiro trimestre de 2015, quando o aeródromo ficou com 4,38. Em primeiro lugar, mais uma vez, ficou o terminal Afonso Pena, em Curitiba, com nota 4,43, seguido pelo Gilberto Freyre, em Recife (4,33). Atrás de Campinas ficaram os aeródromos de Brasília (DF) com 4,24, e Porto Alegre (4,23).

Entre os itens mais bem avaliados de Viracopos estão o tempo de atendimento no check-in, de quatro minutos para voos domésticos e cinco para internacionais (nota 4,67), a cordialidade dos funcionários do check-in (4,42) e a limpeza dos sanitários (4,34). Já entre os indicadores que mais desagradam os passageiros estão o valor dos produtos de lanches e restaurantes (2,59), o preço dos produtos vendidos (2,78) e o custo do estacionamento (3,19).

A evolução média dos 48 indicadores do aeroporto de Campinas também caiu um pouco, de 4,29 para 2,95. O passageiro entrevistado avalia os itens atribuindo “notas” de 1 a 5 para cada um deles, sendo 1 a menor possível e 5 a maior. A classificação significa: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom).

Os dados da SAC mostram que a satisfação geral dos passageiros nos aeroportos brasileiros vem aumentando desde o início de 2013, quando a primeira pesquisa foi feita. No primeiro trimestre de 2013, somente três dos 14 terminais pesquisados obtiveram notas acima de 4. Já na última pesquisa, 13 em 15 terminais tiveram notas acima de 4, com média de 4,09.

Os diretores do cinco aeroportos mais bem ranqueados participam desde ontem do 3º Seminário de Autoridades Aeroportuárias, justamente para apresentar as ações adotadas para as melhores dos indicadores. O diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, participa do evento representando a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. “Fiz uma apresentação agora pela manhã de nosso modelo de gestão ativa. Criamos uma estrutura dedicada em Viracopos justamente para gestão dos indicadores”, explicou Mota. Além da pesquisa do governo federal, a empresa coleta dados de forma independente para melhorar os índices e tem um gerente de projetos para os indicadores mais baixos, que analisam os dados e planejam formas de melhorar os serviços.

Mota disse ainda que uma das ações adotadas para atenuar a questão dos preços dos restaurantes e lanchonetes de Viracopos foi a abertura de um restaurante popular a 200 metros do terminal, há cinco meses. O diretor alega que, apesar de funcionários do aeroporto saberem da opção mais acessível, muitos passageiros não sabem do restaurante. Ele atribui ainda a falta de opções a escassez de espaço físico do terminal atual. “A grande melhoria deve ocorrer de fato quando o novo terminal de passageiros estiver funcionando plenamente, com as áreas para embarque domésticos também”, explicou. O terminal, que funciona parcialmente para voos internacionais, terá capacidade mais 60 lojas.

O diretor falou ainda que trabalha com as Prefeituras de Campinas e Indaiatuba a ampliação de linhas para o aeroporto- o item transporte público foi o oitavo mais mal avaliados entre os 48.

Entre os passageiros, a percepção é que Viracopos melhora com as obras. O engenheiro mecânico Clóvis Fernandes, de 33 anos, utiliza o terminal com frequência e acredita que o acesso ao local ficou mais fácil. “As filas para check-in e bagagens também estão menores. Só o preço da comida continua muito salgado”, falou. O representante comercial Roberto Costa, 47 anos, vai pouco a Viracopos, mas cosidera o terminal tranquilo. "Não há filas e a atual reforma está trazendo melhorias", disse Costa.

QUADRO- Ranking dos Aeroportos do Brasil na satisfação geral dos passageiros

1º – Aeroporto de Curitiba- 4,43

2º- Aeroporto de Recife- 4,33

3º- Aeroporto de Viracopos (Campinas)- 4,27

4º- Aeroporto de Brasília- 4,24

5º- Aeroporto de Porto Alegre- 4,23

6º- Aeroporto de Fortaleza- 4,20

7º- Aeroporto de Congonhas (São Paulo)- 4,17

8º- Aeroporto de Manaus- 4,16

9º- Aeroporto do Galeão- 4,13

10º- Aeroporto de Natal- 4,09

11º- Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro)- 4,09

12º- Aeroporto de Confins (Belo Horizonte)- 4,05

13º- Aeroporto de Guarulhos- 4,04

14º- Aeroporto de Salvador- 3,66

15º- Aeroporto de Cuiabá- 3,35