Publicado 04 de Agosto de 2015 - 21h16

Por Agência Anhanguera de Notícias

Samir Barel levará entre 8h30 e 12h para completar o percurso de 34km do Canal da Mancha

Flávio Perez/Onboardsports

Samir Barel levará entre 8h30 e 12h para completar o percurso de 34km do Canal da Mancha

Atravessar o Canal da Mancha é o desafio assumido pelo campineiro Samir Barel. O nadador precisará de toda a determinação e condicionamento físico para vencer o percurso de 34 quilômetros entre a Inglaterra e a França. A aventura começa nesta quarta-feira (5), sem hora para terminar. Pode demorar de 8h30 até 12 horas para ser finalizada — tudo depende das condições climáticas. Independentemente das adversidades, a expectativa do atleta de 31 anos é conseguir realizar um dos maiores sonhos da carreira e provar seu talento.

"Me preparo há mais de um ano para essa prova e estou bem confiante. Concluir essa façanha não é apenas um sonho, mas também uma oportunidade de mostrar para todas as pessoas que somos capazes de superar qualquer desafio. Basta termos planejamento, disciplina e muita determinação", explica Samir Barel.

A travessia do Canal da Mancha é considerada uma das mais difíceis e prestigiadas provas da maratona aquática mundial. Em razão das adversidades que existem no Estreito de Dover, Samir Barel estipulou o prazo entre esta quarta e o próximo dia 12 para realizar a prova — tudo dependerá das condições. A água fria — em torno de 15 graus —, a correnteza forte, o vento e a longa distância não são os únicos empecilhos para o nadador. "Muitas embarcações de todos os formatos e tamanhos passam durante todo o percurso, mas tudo com muita segurança", explica o campineiro.

Barel ainda lembra de mais um obstáculo a ser vencido por ele. "Para essa travessia, os atletas só podem usar sunga ou maiô, touca e óculos de natação. Para manter o calor do corpo, é permitido apenas uma mistura de lanolina (90%) e vaselina (10%)", detalha.

A primeira travessia a nado do Canal da Mancha foi realizada pelo capitão da marinha mercante britânica Matthew Webb, em agosto de 1875. Ele percorreu todo o estreito de Dover em 21 horas e 45 minutos. Para vencer as fortes correntes, o capitão Webb teve de percorrer 61 quilômetros em ziguezague para alcançar o final do estreito.

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias