Publicado 04 de Agosto de 2015 - 5h30

O Parque D. Pedro Shopping sedia de hoje até o próximo dia 14 o evento “Experimentando Diferenças”, que promoverá práticas esportivas paralímpicas entre os frequentadores do local. O objetivo é proporcionar a realidade dos esportistas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro.

O evento também contará com as presenças do campeão olímpico e mundial de ginástica artística Arthur Zanetti (dia 9, das 16h às 19h) e da ex-ginasta Laís Souza (dias 12 e 13, das 16h às 19h), que darão autógrafos e conversarão com o público. Zanetti é o primeiro latino-americano a conquistar a medalha de ouro no aparelho de argolas em Olimpíadas, feito obtido em 2012, em Londres. Já Laís era ginasta e depois passou a disputar competições de esqui aéreo. Ela se acidentou em 2014, quando se preparava para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia.

Com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o público experimentará cinco atividades: futebol com olhos vendados e utilizando bola sonora, basquete em cadeiras de rodas, corrida de cadeira, bocha e os games com simulação virtual Duelo Sem Limite e Handbike. As atividades serão auxiliadas por monitores.

Os equipamentos produzidos especialmente para as simulações são os mesmos utilizados por atletas profissionais, como cadeiras de rodas adaptadas, pista, traves, cestas e outros materiais esportivos. A arena está montada na praça de alimentação do shopping.

"O projeto é uma ação que visa sensibilizar a sociedade e quebrar paradigmas. Nossos para-atletas superam suas limitações a cada prova e merecem todo o reconhecimento da população", diz Alessandra Daga, gerente de Marketing do shopping. (Da Agência Anhanguera)