Publicado 05 de Agosto de 2015 - 14h13

Fotos do Recanto Alvorada Eco Resot, que oferece lazer e esporte na cidade

Divulgação

Fotos do Recanto Alvorada Eco Resot, que oferece lazer e esporte na cidade

A cidade de Brotas realiza, de 13 a 15 de agosto, a quarta edição do festival Brotas Gourmet. Serão 15 tendas de comidas, duas de bebidas e um food truck de lanches.

No menu massas, sanduíches, culinária japonesa, sobremesas e receitas típicas do Interior, preparados por restaurantes do município que contam com a consultoria do chef André Savoia, do Senac de Águas de São Pedro.

Como nos anos anteriores, o evento será realizado no Centro Comunitário Urbano de Brotas nas três noites, sempre das 19h às 23h. A abertura do evento contará com apresentação do violinista, cantor e compositor Gabriel Sater, filho de Almir Sater. No segundo dia de evento, Rodrigo Zanc, cantor de Araraquara, interpretará canções que transpassam a essência da simplicidade e autenticidade por meio de modas de viola e outros estilos que falam de sentimentos verdadeiros. Fechando o festival, no dia 15 de agosto, o Grupo Sinhá, de Jaú, mostrará o melhor do samba de raiz.

A meta da comissão organizadora é firmar o Brotas Gourmet entre os principais festivais gastronômicos do Estado de São Paulo, ampliando ainda mais os atrativos turísticos do município. Na primeira edição, o festival atraiu púbico rotativo de 1,5 mil pessoas, o que provocou um aumento de 25% na ocupação dos hotéis e de 29% na venda de atividades turísticas. Já em 2013, 4,6 mil pessoas prestigiaram o evento, aumentando em 37% a ocupação dos hotéis. Em 2014, o festival recebeu público rotativo de 6 mil pessoas e vendeu quase 8 mil pratos, com boa ocupação da hotelaria local, ultrapassando os índices dos anos anteriores para o mesmo período.

O Brotas Gourmet é mais um motivo para visitar Brotas, uma típica cidade do interior, com 22 mil habitantes, e que vai te surpreender com as atrações. Num único final de semana é possível desfrutar os prazeres da mesa, conectar-se com a natureza e experimentar a emoção das atividades do turismo de aventura e do ecoturismo. Dos mais radicais aos mais tranquilos, o município concentra a maior oferta de atrativos desta natureza no Brasil: rafting, boia-cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, circuito de tirolesas, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, queda livre, entre outros.

Para quem quer contemplar a natureza e tomar um banho de cachoeira ou de rio as opções são várias.

Abertas à visitação, com infraestrutura para receber o turista, são onze cachoeiras – a queda da mais alta é de 60 metros – e cada uma com um atrativo e um charme específico. Sem falar nas paisagens, que são incríveis graças ao relevo assimétrico das cuestas com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado e da nascente Areia que Canta. O Jacaré-Pepira, cujas águas no trecho que corta o município tem 89% de pureza, completa o belo cenário e amplia as opções de lazer.

As quedas e corredeiras, além de um espetáculo aos olhos, são perfeitas para praticar várias atividades do turismo de aventura. E no trecho que ele é represado, no Bairro Patrimônio, bem pertinho de várias cachoeiras, é o local ideal para pesca e para vários esportes aquáticos. Dentro da cidade, no Parque dos Saltos, uma área verde bem estruturada para receber os turistas, já dá para ter uma mostra da beleza e da força do Jacaré-Pepira, um convite para desconectar da correria do dia a dia.

Com estrutura, o município tem atrativos para jovens, casais e famílias com crianças. Distribuídos entre a cidade e os sítios turísticos, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort, 30 restaurantes, duas casas noturnas e oito operadoras que cuidam de tudo para que sua diversão esteja garantida.

Festival de Gastronomia e Música Brotas Gourmet

Datas: 13, 14 e 15 de agosto, sempre das 19h às 23h

Local: Centro Comunitário Urbano de Brotas, localizado na rua Marechal Deodoro, 10 (em frente ao Parque dos Saltos)

Mais informações: brotasgourmet.com.br