Publicado 03 de Agosto de 2015 - 17h31

O ideal para preservar os nutrientes é consumir as frutas in natura e os legumes e verduras preparados no vapor

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O ideal para preservar os nutrientes é consumir as frutas in natura e os legumes e verduras preparados no vapor

Durante o inverno, cresce o consumo de alimentos ricos em vitamina C por ser uma grande aliada na prevenção de gripes e resfriados. Alguns outros nutrientes, como a vitamina A, o zinco e o pigmento natural antocianina, que dá coloração vermelho arroxeado a diversos alimentos, também podem contribuir para aumentar a imunidade do organismo.

“Podemos encontrar a vitamina A, principalmente, na abóbora, brócolis, mamão, manga e fígado de boi. Já o zinco está presente nas oleaginosas, por exemplo, nozes e castanhas, além da carne bovina e de frango. Cereja, jabuticaba, morango, berinjela e beterraba são as principais fontes de antocianina”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira.

O ideal para preservar esses nutrientes e aproveitar ao máximo os seus benefícios é consumir as frutas in natura e os legumes e verduras preparados no vapor.

Veja onde encontrar cada um desses nutrientes:

Antocianina: Além de atuar no sistema imunológico, são importantes antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Alimentos com cores vermelho arroxeado como açaí, cereja, amora, framboesa, uvas, mirtilo, figo, jabuticaba, berinjela e beterraba são ricos nessa substância natural;

Vitamina A: Além de ajudar a prevenir gripes e resfriados, a vitamina A é excelente para a saúde da visão. Podemos encontrar essa vitamina nos alimentos que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, brócolis, cenoura, mamão, manga e fígado de boi;

Zinco: Fundamental na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, carne bovina e de frango, além de alimentos integrais são as principais fontes desse nutriente.