Publicado 03 de Agosto de 2015 - 20h27

Qual é o papel da tecnologia na sala de aula? De que forma a comunicação e a arte podem colaborar para motivar alunos e professores na sala de aula? Como usar as notícias da mídia em suas diferentes plataformas para complementar os conteúdos programáticos, numa perspectiva crítica e cidadã? Como construir coletivamente o conhecimento a partir da realidade local, com olhar regional, nacional e mundial?

Questões dessa natureza estarão presentes nos debates do Fórum da Unicamp sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, que tem como tema central “Educação, Tecnologia, Arte e Comunicação: em busca de um novo olhar multidisciplinar de ensino e aprendizagem”.

O evento será realizado no Auditório do Centro de Convenções da Universidade, no próximo dia 6 de agosto (quinta-feira), das 9 às 17h.

A iniciativa do fórum é do Grupo de Pesquisa Mídia e Educação (Labjor/Unicamp), em parceria com o Núcleo de Informática Aplicado à Educação (Nied/Unicamp) e o Instituto de Artes (Unicamp). A conferência de abertura, “Educação e Tecnologias Digitais”, às 9h, será realizada pela pesquisadora do USP, Vani Kenski.

Em seguida, às 10h45 acontecerá a mesa-redonda: “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação”, com reflexões teórico-práticas e à tarde, às 14h, a mesa-redonda: “Educação, Comunicação e Artes”, com relatos de experiência.

O fórum será transmitido ao vivo pela TV Unicamp. Para se inscrever e obter mais informações, acesse o site:

http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/tecno76.html

Novos olhares na Educação?

A área de Educação pressupõe diálogos permanentes com diferentes saberes e, particularmente com as áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias Educacionais e Arte. A complexidade do conhecimento e o amplo acesso a informações no mundo moderno exigem, cada vez mais, repensar a Educação numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar.

Nesse sentido, o fórum pretende refletir sobre a integração desses saberes para a leitura crítica do mundo e de novas formas de apropriação de conteúdos transversais nas escolas. A ideia é ampliar a aproximação das áreas: Educação, Comunicação, Arte e a Informática Educacional, consideradas essenciais para repensar a Educação e promover a melhoria do ensino, numa perspectiva crítica e cidadã.

Esse fórum pretende, portanto, a partir de práticas de ensino e experiências de pesquisas com saberes múltiplos, lançar novos desafios para repensar o processo educativo, de forma dialógica e autônoma. As práticas pedagógicas baseadas em investigação, no uso de experiências criativas de arte-educação, das tecnologias de informação e comunicação e na utilização da mídia na escola, tem se revelado como recursos fundamentais no processo de construção do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia.

A proposta é debater a filosofia, as vertentes teóricas e praticas pedagógicas utilizadas por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Os organizadores do encontro são os pesquisadores João Vilhete Viegas D’Abreu (NIED); Graça Caldas (Labjor/Nudecri/IEL/Unicamp); Vera Regina Toledo Camargo (Labjor/Nudecri/IEL/Unicamp) e Ariane Porto Costa Rimoli (IA/Unicamp)