Publicado 16 de Julho de 2015 - 18h38

Por Sarah Brito Moretto

Fotos: Dominique

Sarah Brito

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A Prefeitura de Campinas inaugurou ontem o Agiliza Campinas, em Sousas, com serviços de água, protocolos e orientações sobre direito do consumidor. A unidade atenderá cerca de 25 mil pessoas e deve ajudar a população a solicitar serviços da Prefeitura sem ter que se direcionar ao Paço Municipal. O Agiliza Sousas funcionará na Rua Humaitá, 144, Sousas. Os moradores de Joaquim Egídio também poderão utilizar a unidade.

O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Os serviços oferecidos serão Procon, 156, Protocolo Geral, Sanasa, Secretarias do Verde e de Finanças (Porta Aberta). O local contará com estacionamento para cinco veículos, incluindo uma vaga exclusiva para portadores de deficiência.

O imóvel, de 1902, foi revitalizado para receber o Agiliza Sousas. A abertura da unidade faz parte do projeto de descentralização dos serviços propostos pela Administração municipal, e estão previstas mais duas unidades para os distritos do Campo Grande e Ouro Verde (leia mais abaixo).

O Agiliza Sousas é segunda unidade do serviço. A primeira foi inaugurada em março de 2014, em Barão Geraldo. De 1º janeiro a 30 de junho de 2015, o Agiliza Barão atendeu a 14.551 pessoas, eu que gerou 22.825 atendimentos distintos.

“Campinas cresceu muito, e, dependendo de onde a pessoa mora, a distância é longa para se deslocar até a Prefeitura. Então nesses postos, a população pode pedir informações e serviços próximo de casa”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).

Segundo ele, a casa histórica escolhida foi de forma simbólica, pois guarda as características da antiga Sousas. “É como se fosse um ‘Poupatempo’ municipal. Para tornar mais fácil a vida”, disse.

Intertítulo – Mais Agiliza

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, disse também que a Administração planeja abrir nos próximos meses mais duas unidades no Campo Grande e Ouro Verde, junto com as subprefeituras, para dar mais dinâmica ao atendimento. A previsão é que isso ocorra até o final desse ano e início do próximo.

Tanto Campo Grande quanto Ouro Verde tornaram-se distritos após as eleições de 2014, e ganharam administrações próprias. Além das subprefeituras e dos serviços descentralizados, os distritos também poderão ganhar cartórios.

O Ouro Verde reúne 140 bairros e 240 mil habitantes e fica na região Sudoeste de Campinas. Nele está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos, maior terminal de cargas da América Latina. Já o Campo Grande, na região Noroeste, inclui 90 bairros e tem população aproximada de 190 mil habitantes.

Intertítulo – Portal do Cidadão

A Prefeitura lança hoje o Portal do Cidadão, uma ferramenta para que a população consiga, pela internet, informações sobre a Administração. Um exemplo é o Diário Oficial. O site criará recursos para que as pessoas procurem, com palavras-chave, temas ou termos de interesse. “Pode ser o interesse em um bairro, uma rua, ou o nome próprio, para quem passou em um concurso público, por exemplo. É uma maneira mais fácil de se relacionar com a Prefeitura”, disse.

Quadro - Serviços

Procon – Cálculos de quitação de financiamento, parcelas atrasadas de crediário, cheque devolvido, confirmação de taxa de juros; orientação sobre direitos dos consumidores; abertura e consulta de reclamações, registro de denúncias.

Atendimento 156 e Protocolo Geral – Informações, registro de reclamações e denúncias, consulta a processos, solicitação de serviços públicos, como podas de árvores.

Sanasa – ligação/desligamento de água, certidões, negociação de débitos, regularização de construção, análise de consumo e tarifa social.

Verde – Cadastramento para microchipagem de animais, solicitação de castração, informações ambientais, notificação de animais atropelados ou selvagens e solicitação de licenciamento ambiental.

Finanças (Porta Aberta) – Emissão de guias, demonstrativo e parcelamento de débitos, atualização cadastral (IPTU), entre outros.

Escrito por:

Sarah Brito Moretto