Publicado 16 de Julho de 2015 - 14h50

Por Delminda Aparecida Medeiros

Festival Terça Insana no Brasil Kirin

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Sucesso em São Paulo desde 2001, chega a Campinas o Festival Terça Insana, com três espetáculos diferentes que resgatam parte da trajetória do Terça Insana Produções Artísticas, projeto idealizado por Grace Gianoukas com o objetivo de fomentar a produção original de humor contemporâneo. “De 2001 a 2013 criamos pelo menos 500 cenas e personagens. Nesses anos passaram pelo Terça Insana cerca de 400 atores e montamos 380 shows com roteiros variados. No final de 2014 encerramos esse formato de criar sem parar, porque o repertório já é enorme, e pensamos em produzir um novo modelo, além de revisar o material que tínhamos”, conta Grace. “Assim, montamos três espetáculos diferentes: Homens Insanos, Mulheres Insanas e Pílulas Insanas”, completa Grace, que assina a direção das três montagens. De amanhã (sexta) a domingo, o público poderá conferir as coletâneas no Teatro Brasil Kirin, do Shopping Iguatemi.

Homens Insanos, que abre o festival, apresenta os atores Roberto Camargo, Arthur Kohl e Wandi Doratiotto. Como o nome diz, o espetáculo reúne alguns dos personagens masculinos mais marcantes apresentados nas centenas de espetáculos criados pelo Terça Insana, trazendo um panorama do pensamento e das atitudes dos homens contemporâneos.

Mulheres Insanas retrata, com muito bom humor, um pouco da filosofia e dos desejos de mulheres clássicas e contemporâneas. “Mostramos algumas situações que abordam o cenário machista que vivemos, além de apresentar mulheres de diferentes classes sociais e estilos de vida”, diz Grace, que dá vida a três personagens. No elenco, além de Grace, está a atriz Tatiana Thomé, interpretando textos de Agnes Zuliani; e o ator Darwin Demarch que apresenta suas personagens femininas que se tornaram sucesso no Terça Insana.

Fechando o festival, as Pílulas Insanas, o primeiro produto da Terça Insana Produções Artísticas nessa nova fase em que, a cada espetáculo, Grace sobe aos palcos com um elenco rotativo de atores mostrando diferentes cenas criadas para o repertório do grupo. Em Campinas Grace apresenta suas personagens clássicas Aline Dorel, uma dondoca que toma Lexotan; Cinderela, uma traficante trapalhona; e Santa Paciência, que interage com a Santa Ignorância, ambas interpretadas pela atriz. Ela também recebe como convidada Silvetty Montilla, uma drag queen, única integrante do elenco fixo autorizada a interagir diretamente com o público, segundo Grace. “O público pode conferir as três montagens, porque são totalmente diferentes, nada se repete”, afirma a diretora.

Agende-se

O quê: Festival Terça Insana

Quando: Amanhã (sexta), às 21h, Homens Insanos; sábado, às 21h, Mulheres Insanas; e domingo, às 19h, Pílulas Insanas

Onde: Teatro Brasil Kirin do Shopping Iguatemi Campinas (Av Iguatemi, 777, Vila Brandina, fone: 3294-3166_

Quanto: R$ 60,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros