Publicado 14 de Julho de 2015 - 17h48

Por Adagoberto F. Baptista

Fotos: Leandro Ferreira

AAN

Depois de dois anos e meio, o busto do jornalista e educador Alvaro Ribeiro enfim está completo, e imortalizado no Largo do Pará, Centro de Campinas. A placa que identifica o monumento como homenagem a uma das mais importantes figuras da cidade foi recolocada no pedestal de pedra após mais de 50 dias da colocação do busto. A peça em bronze voltou ao lugar de origem em março, depois de dois anos encostada em uma sala do Departamento de Parques em Jardins (DPJ).

Os dizeres recuperados pelo setor de patrimônio da Prefeitura são: “A Alvaro Ribeiro, exemplo inolvidável de dignidade e honradez, defensor intemerato do povo campineiro. Homenagem de sua terra natal”. A placa havia sumido após a queda de uma árvore em cima do monumento. Entretanto, uma pichação em tinta roxa apareceu acima da placa nas últimas semanas, logo após a colocação da peça.

O busto de Álvaro Ribeiro foi colocado naquele ponto, voltado para a Rua Duque de Caxias, há 62 anos. Filho de Maria Augusta e Antônio Joaquim Ribeiro, portugueses, Ribeiro nasceu em 1876 e viveu até os 53 anos. Fundou dois jornais, entre eles o Correio Popular, participou da fundação de outros dois, construiu e dirigiu um hospital para crianças pobres e dois colégios, o Cesário Motta e o Ateneu Paulista. Foi vereador por sete legislaturas consecutivas.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista