Publicado 14 de Julho de 2015 - 12h48

Por Marita de Siqueira

Marita Siqueira

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Foto: Divulgação

O espetáculo de dança Suportar, vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2014, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura, estreia hoje temporada de oito apresentações, uma oficina e duas intervenções - todas gratuitas - em diferentes lugares de Campinas. Dirigida por Holly Cavrell, da Cia. Domínio Público, a peça aborda questionamentos ligadas ao relacionamento humano por meios dos movimentos de dois bailarinos, Claudia Millás e Leandro Rivieri.

Isso se dá com gestos de empurrar, puxar e se apoiar da dupla. “A gente começou o trabalho de criação a partir de ações física, e não pelo tema que levasse a um conceito teórico. Como já dançamos há um tempo juntos, e em outros espetáculos fazíamos essas ações físicas, fomos adaptando o jogo de peso e contrapeso, empurrar, usar apoio do corpo do outro. E as leituras começaram a se dar a partir da leitura desses jogos”, conta Claudia. “O Suportar veio do sentido ambíguo da palavra, o de tolerar e o suporte, apoio”, completa.

Suportar estreou há dois anos e meio e desde então tem sido apresentado no Estado de São Paulo, onde foi contemplado com programas de incentivo. Ao longo desse tempo, adequações foram feitas, segundo a bailarina. “Bastante coisa foi mudando porque o processo criativo é constante, vivo, vai se transformando em cada espaço, porque as coisas mudaram e a gente também muda”, diz. Talvez a mudança mais visível seja no figurino, pois agora os artistas usam roupas comuns, como calça jeans, blusa e tênis.

“Tínhamos um figurino desenvolvido para o espetáculo, mas a diretora começou a gostar o que estava rolando nas intervenções justamente pela contaminação das pessoas e elas usam roupas cotidianas. Deixamos os figurinos e passamos a usar um figurino baseado na roupa cotidiana, o que cria outro tipo de movimentação e relação”, afirma.

As intervenções urbanas citadas por Claudia foram chamadas de Jogos de Suportar e vem ocorrendo desde o ano passado. Haverá duas nesta temporada, na Pedreira do Chapadão e no Centro de Convivência Cultural. Além disso, tem a oficina de dança contemporânea, indicada para maiores de 12 anos, que será realizada na Casa de Cultura Tainã. Mais informações no www.ciadominiopublico.com.br

Agende-se

O quê: Espetáculo Suportar

Quando: Hoje ao dia 26/7

Onde: Diversos lugares de Campinas

Quanto: Entrada franca

Programação

- Hoje, às 14h, Espetáculo Suportar, no Centro de Convivência Toninha (Rua Inhambu, 645, Vila Padre Manoel de Nóbrega, Campinas, fone: 3229-5023)

- Sexta, às 19h, Espetáculo Suportar, no Museu da Cidade (Av. Andrade Neves, 33, Centro, Campinas, fone: 3231-3387)

- Sábado, às 15h, Oficina de dança; ás 19h, Espetáculo Suportar, na Casa de Cultura Tainã (Rua Inhambu, 645, Vila Padre Manoel de Nóbrega, Campinas, fone:3228-2993)

- Dia 19, às 15h, Intervenção Jogos de Suportar, na Pedreira do Chapadão (Rua Doutor Alcides Carvalho, 127, Jardim Chapadão, Campinas, fone: 3735-0881)

- Dia 22, às 18h30, Espetáculo Suportar, no Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, fone: 3733-8800)

- Dia 23, às 20h, Espetáculo Suportar, no CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas)

- Dia 24, às 20h, Espetáculo Suportar, na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas, fone: 3705-8015)

- Dia 25, às 11h, Intervenção Jogos de Suportar, no Centro de Convivência (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, Campinas, fone: 3232-4168)

- Dia 25, às 20h, Espetáculo Suportar, no Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, fone: 3251-1180)

- Dia 26, às 17h, Espetáculo Suportar, no Planetário Municipal (Avenida Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral - Lagoa do Taquaral - portão 07, Campinas, fone: 3256-9959)

Escrito por:

Marita de Siqueira