Publicado 13 de Julho de 2015 - 16h27

Fotos: Divulgação

Fábio Trindade

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Campinas fica mais velha hoje. Já se vão 241 anos de existência e, como todo ano, as celebrações da data dominam a cidade no mês de julho. Além de concertos, festas, encontros e apresentações especiais, sempre há também exposições que resgatam a história do município. Em 2015, o público poderá conferir, a partir de hoje, uma delas na Câmara Municipal. São 30 trabalhos que homenageiam os principais ícones arquitetônicos da cidade. Desenhos, nos mais diversos estilos, que elucidam pontos importantes da história de Campinas, como o Cine Voga, a Estação Cultura, o City Bar, entre outros.

A mostra foi dividida em duas partes. A primeira, composta por 14 desenhos, foi feita especialmente para os 241 anos, com trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da Pandora Escola de Arte. “Pedimos para eles escolherem os locais que achavam significativos e os retratassem. Os resultados foram os mais variados possíveis, tanto na escolha quanto nas técnicas escolhidas, que vão de aquarelas a até mesmo uma página de quadrinhos”, explica Ricardo Quintana, curador da exposição e diretor da Pandora.

A outra parte, sob o nome Campinas em Cartuns, traz 16 obras do premiado cartunista Bira Dantas. O artista foi o pioneiro a ilustrar as ruas da cidade, passando por bairros como Centro e Cambuí, pelos Estádios Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro, entre outros lugares populares de Campinas. Muitos desses trabalhos estão expostos na Câmara.

A mostra foi montada no hall de entrada do Plenário da Câmara e poderá ser vista até o dia 14 de agosto. Os trabalhos também poderão ser conferidos em vinhetas especiais de aniversário na TV Câmara.

Agende-se

O quê: Exposições Câmara Municipal de Campinas

Quando: De hoje a 14 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 18h

Onde: Plenário da Câmara (Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta, fone: 3736-1300

Quanto: Entrada franca