Publicado 13 de Julho de 2015 - 14h59

Por Delminda Aparecida Medeiros

Saiba mais

Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854 – 1891) foi um poeta francês que produziu suas obras mais famosas quando ainda era adolescente, sendo descrito por Paul James, à época como “um jovem Shakespeare”. Como parte do movimento decadente, influenciou a literatura, a música e a arte modernas. Era conhecido por sua fama de libertino e por uma alma inquieta, viajando de forma intensa por três continentes antes de morrer de câncer aos 37 anos.

Charles-Pierre Baudelaire (1821 – 1867) foi um poeta boêmio e teórico da arte francesa. É considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século 19.

Jules Laforgue (1860 – 1887) foi um poeta inovador e romancista francês, muitas vezes tratado como poeta simbolista, porém, mais frequentemente classificado como decadente. Críticos e comentaristas de sua obra também defendem uma influência do Impressionismo na sua poesia. Publica seus primeiros poemas em revistas, em 1879. (DM/AAN)

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros