Publicado 10 de Julho de 2015 - 14h43

Por Adagoberto F. Baptista

Noite no Observatório

Público bate recorde de visitação desde o Cometa Halley

Cerca de 1,5 mil campineiros desafiaram a fria noite da última quinta-feira, 9, e subiram até a sede do Observatório Municipal Jean Nicolini, no "Pico das Cabras", para participar do 1 Food Truck nas Estrelas. O evento, que terá uma segunda edição neste domingo, a partir das 17h, contou com observações e alimentos típicos do inverno.

A maciça presença de público surpreendeu os organizadores e foram registrados congestionamentos na estrada vicinal conhecida como "trecho do Capricórnio", desde o distrito de Joaquim Egidio, e problemas no estacionamento. Muitos curiosos reclamaram da demora em poder visualizar o espaço nos telescópios. Para ir embora,os motoristas tiveram que usar uma rota alternativa, porque os dois lados da estradinha ficaram abarrotados de carros, dificultando o acesso e a saída dos veículos.

O astrônomo Júlio Lobo, que há 38 anos trabalha no Observatório, ficou surpreso com o grande público que compareceu ao evento e disse que solicitou o apoio de agentes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) para organizarem o fluxo de trânsito, mas que ninguém compareceu.

"Realmente foi uma grande surpresa o grande público que compareceu aqui, mas que houve problemas, houve. Aqui não é um recinto de festa de peão que comporta milhares de carros e pessoas, é uma área de preservação que abriga um Observatório e os agentes da Emdec deveriam ter vindo para auxiliar os motoristas", queixou-se ele. Para solucionar o problema verificando no trânsito (acesso, estacionamento e saída dos motoristas), Lobo está estudando medidas alternativas, como a limitação de acesso de veículos a partirr de um determinado horário.

Porém, segundo ele, nem tudo foram problemas. Ele contou que o público que compareceu ao evento foi o maior já verificado pelo Observatório desde a aparição do cometa Halley, em 1986, que chegou a reunir 10 mil campineiros no "Pico das Cabras" e chegou a contar até com a intervenção de cinco viaturas da Tropa de Choque de Campinas que limitou o acesso ao Pico. O público do 1 Food Truck nas Estrelas permaneceu até a 1 hora da madrugada no local e esgotou também sacos de lixo e a maior parte dos alimentos vendidos no recinto. Muitas crianças e adolescentes também compareceram.

Emoção- Lobo revelou ter notado que a maior parte do público que compareceu era principiante e ficava encantado ao observar os planetas e estrelas. Como o tempo na primeira noite do 1 Food Truck ns Estrekas nas estrelas só limpou por volta das 21h, o maior dos dos telescópios colocados á disposição do público, com espelho de 60cm e que permite uma visualização de 4 bilhões e anos-luz, só foi aberto nesse horário. Filas de até 100 pessoas foram registradas no local. Os aparelhos permitiram boas visualizações de Alfa Crucis, Ruby Crcuis, Saturno, Júpiter e o aglomerado Caixinha de Joias.

As estudane Denise Marques Calsavani, 21, estava encantada ao poder ver os planetas no equipamento e disse que pretende voltar outras vezes. "Nunca vim aqui e estou emocionada. É muito bonito".

Sua coelga Amanda Fontanetti, 22, aproveitou para elogiar a iniciativa do Observatório Municipal. "Faltam espaços em Campinas para esses tipos de eventos. O pessoal aqui está de parabéns", finalizou.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista