Publicado 06 de Julho de 2015 - 12h45

Por Marita de Siqueira

Marita Siqueira

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Agasalhe-se, pois a sala de cinema dos Galleria Shopping, em Campinas, foi parar em meio ao jardim a céu aberto. Mas, calma, o complexo Cineflix continua no mesmo lugar. Trata-se apenas do Festival de Cinema Open Air que começa hoje e segue até o dia 26 de julho com exibições gratuitas ao ar livre, promovendo uma sensação diferente e charmosa para o expectador no Inverno. Esta, que a terceira edição do festival, traz seis filmes, sendo três infantis e três adultos. No caso dos adultos, há três dias com duas sessões em cada; já os infantis entram na programação em dois dias com apenas um horário de exibição. Divide-se da seguinte forma: os adultos passarão às terças, quartas e quintas-feiras, às 19h e 21h30; os infantis aos sábados e domingos, às 18h.

O longa-metragem francês Os Intocáveis (2011), dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, abre o festival com exibições de hoje a quinta. Conta a história de multimilionário tetraplégico, vivido por François Cluzet, ao contratar o atrapalhado Driss (Omar Sy) como cuidador, cujo roteiro foi baseado no documentário A la vie, à la mort. A comédia rendeu o César de melhor ator para Sy além de outras oito indicações para o mesmo prêmio.

No final de semana, sábado e domingo, é a vez o primeiro longa infantil da mostra. Será Smurfs 2 (2013), de Raja Gosnell. A animação dá sequência ao filme de 2011 que gerou cerca de 500 mil dólares em bilheteria. Agora, Gargamel, considerado o maior mágico do mundo, está em Paris, onde planeja mais uma vez capturar os pequenos Smurfs. O vilão sequestra Smurfette, mas não demora muito para que Papai Smurf organize uma nova expedição rum ao mundo real, com o objetivo de resgatar Smurfette das garras de Gargamel.

A programação continua na próxima semana como Coco antes de Chanel (2009), de Anne Fontaine, e Madagascar 3 (2012), de Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Venon. E na terceira e última semana de Festival, serão exibidos O Grande Hotel Budapest (2013), de Wes Anderson, e A Era do Gelo 4 (2012), de Steve Martino. Totalizam-se assim seis filmes e 24 sessões, três a mais do que a segunda edição e 13 a mais do que a primeira, respectivamente, em 2014 e 2013.

O diferencial neste acréscimo está na programação infantil. “No primeiro ano, não tínhamos os filmes infantis. Colocamos em 2014, mas apenas um dia. Agora serão dois dias para cada filme. Isso porque o Gallertia tem um perfil de família muito intenso e sempre pensamos em trazer lazer para que todos aproveitem juntos”, diz a gerente de marketing do Galleria, Regina Mello. Os adultos, por sua vez, tiveram a curadoria “compartilhada” com o público. “Fizemos uma pré-seleção, na qual ficamos entre dois longas que tivesses mais ou menos o mesmo perfil. E as pessoas escolheram, por meio de votos nas redes sociais, quais preferiam. O mais votado foi Intocáveis”, revela.

Tendo como base a procura do ano passado, a gerente espera por lotação em todas as sessões, sendo que a capacidade é para 110 pessoas. “Normalmente falta ingresso, aconselhamos que as pessoas procurem antes”, reforma Regina. O espaço, montado na Praça Luis Roberto Coutinho Nogueira, no primeiro piso do shopping, tem poltronas, as quais serão substituirão por pufes nas apresentações infantis, e um telão de cinco metros de comprimento. Como brinde, chocolate quente e mini browne (ambos da Brounè), além de pipoca e refrigerante.

Programação do 3° Festival de Cinema Open Air

Adulto

Intocáveis (legendado): Dias 7, 8 e 9, às 19h e 21h30

Coco antes de Chanel (legendado): Dias 14, 15 e 16, às 19h e 21h30

O Grande Hotel Budapest (legendado): Dias 21, 22 e 23, às 19h e 21h30

Infantil

Smurfs 2 (dublado): Dias 11 e 12, às 18h

Madagascar 3 (dublado): Dias 18 e 19, às 18h

A Era do Gelo 4 (dublado): Dias 25 e 26, às 18h

Agende-se

3° Festival de Cinema Open Air

Quando: Hoje a 26 de julho, com exibições nas noites de terça, quarta e quinta-feira, às 19h e 21h30, e aos sábados e domingos, às 18h

Onde: Praça Luis Roberto Coutinho Nogueira no primeiro piso do Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I, Km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas, fone: 3766-5300)

Quanto: Entrada franca mediante retirada de ingressos*

*Na semana da apresentação, de segunda a sábado, a partir das 9h, no local do evento (primeiro piso do Galleria, até o término dos mesmos (sujeito a lotação); caso haja sobra de ingressos e/ou desistências, as senhas restantes serão distribuídas na bilheteria do festival, pouco antes da sessão

Escrito por:

Marita de Siqueira