Publicado 02 de Julho de 2015 - 10h52

Por Marita de Siqueira

Marita Siqueira

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A Exposição Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades, do fotógrafo Giancarlo Gianelli, chega à Campinas após passar por Bragança Paulista e Jaguariúna com o acréscimo de 14 fotos tiradas em Los Angeles em abril. Somada às 36 das mostras anteriores, são 50 imagens de paisagens e cenas urbanas de diversas cidades brasileiras e estrangeiras, que foram capturadas durante suas viagens pelo redor do mundo a fim de instigar o observador aos fascínios das ruas, de suas personagens e edificações. O vernissage, aberto ao público, será hoje, das 19h às 22h30, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Macc), onde ficará disponível para visitação gratuita até o dia 2 de agosto.

As imagens mesclando registros de pessoas e paisagens são em três tamanhos variados de 120 centímetros por 80 centímetros, 60 por 90 cm e 50 por 75 cm, mesclando registros de pessoas e paisagens e nos formatos colorido e em preto e branco. Àquelas sobre a Los Angeles, no entanto, são prioritariamente coloridas. “Tem apenas duas em preto e branco.

Gerou um acréscimo de cor à exposição por conta da cidade, que é muito ensolarada. Lá a luz é muito contrastante porque também é uma cidade de temperatura alta, tem o mar. Opteri por fazer colorida”, afirma Gianelli.

O tema Trotamundo é constante e ganha novas revisões e novas viagem, segundo o fotógrafo. Além das novas obras, inéditas, Gianelli destaca uma fotografia no mercadão de Belo Horizonte, com um gatinho, em uma cena cotidiana no açougue, imprimida em preto em branco, e as cidades de Veneza (Itália), que tem um aspecto mais romântico, em Nova Iorque (EUA), com a características da metrópole, do cosmopolitano.

Agende-se

O quê: Exposição Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades, do fotógrafo Giancarlo Gianelli

Vernissage: Hoje, das 19h às 22h30

Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h, domingo e feriado, das 9h às 13h

Onde: Macc (Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, fone: 3236-7856)

Quanto: Entrada franca

Escrito por:

Marita de Siqueira