Publicado 09 de Julho de 2015 - 13h56

Por Agência Estado

O Comitê Rio-2016 está recrutando 12 mil voluntários para atuarem nas cerimônias de abertura e encerramentos dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Os ingressos para os espetáculos já foram todos vendidos. Assim, para Leonardo Caetano, diretor de cerimônias da entidade, "integrar as coreografias vai ser uma maneira de quem não conseguiu ingressos participar da festa", brincou, nesta quinta-feira, durante entrevista na sede do comitê, no Rio.

As inscrições começaram em maio, mas não haviam sido repercutidas pelos organizadores. Até o momento, cerca de cinco mil pessoas já se inscreveram para ser voluntários. O cadastramento pode ser feito no site da entidade até o início de setembro.

Pessoas sem conhecimentos específicos poderão participar, mas o ideal é que tenham algumas habilidades, como saber dançar, tocar instrumento, fazer malabares, patinação, entre outras, que devem ser explicadas no momento da inscrição. "A gente não busca gente com experiência. Quando falamos de patinação, não pedimos profissionais, mas tem que saber patinar", apontou Caetano.

Além dos voluntários, vão participar artistas famosos, e profissionais com habilidades específicas, "como os motociclistas da Olimpíada de Londres", contou. Caetano revelou que ainda devem ocorrer cinco ou quatro atrações surpresa, assim como a participação da rainha Elizabeth, também em Londres, em 2012.

Os ensaios vão ser iniciados em março. Para garantir o sigilo das apresentações, os voluntários vão ser separados em núcleos pequenos para os primeiros treinos e, aos poucos, os grupos vão se juntando. As primeiras fases dos ensaios serão realizadas em locais semelhantes à estrutura que vai ser instalada no Maracanã e, apenas às vésperas do evento, será realizado o teste final, no palco das cerimônias.

Escrito por:

Agência Estado