Publicado 14 de Julho de 2015 - 18h19

Por Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole

Civic

Divulgação

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O aerofólio que se projeta acima da traseira indica que estamos diante de um modelo especial. Saídas de ar instaladas na parte posterior do para-lama dianteiro reforçam essa impressão, confirmada quando o ronco do motor cria uma sinfonia executada pelas saídas duplas do escapamento. Sim, este não é um veículo qualquer. Apresentado como “um carro de corrida para as ruas”, o novo Honda Civic Type R acaba de estrear na Europa e promete estabelecer novos padrões para o segmento hatch de alta performance com tração dianteira.

No coração do modelo está o novo motor a gasolina VTEC turbo 2.0, capaz de desenvolver 310 cavalos de potência a 6.500 rpm e 40,8 kgfm de torque, disponível a partir de 2.500 giros. Associado a uma transmissão manual de seis velocidades, o propulsor garante uma performance arrebatadora: a aceleração de 0 a 100km/h é alcançada em apenas 5,7 segundos e a velocidade máxima é de 270km/h, a maior da categoria.Civic

Para maximizar o prazer de quem está ao volante, o Civic Type R traz um novo sistema de amortecimento adaptativo. Ele permite controle independente contínuo de cada roda para proporcionar melhor aderência ao asfalto, limitando a transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas. O Agile Handling Assist é outra tecnologia avançada, aplicada para melhorar a estabilidade dinâmica do esportivo, especialmente em manobras de emergência. Sem que o motorista perceba, o dispositivo aplica, quando necessário, uma frenagem sutil às rodas internas.

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Pela primeira vez, o modelo oferece o botão +R, que aumenta a resposta do motor com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade. Além disso, a assistência à direção é reduzida, o volante fica mais sensível aos comandos do motorista e a força de amortecimento básica do novo sistema adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%.

Interior ressalta a esportividade

O espírito esportivo também aparece no interior do Type R, que tem bancos com encosto elevado, acabamento em tecido preto e efeito suede com costura dupla vermelha, volante revestido em couro preto e manopla da alavanca de câmbio em alumínio usinado, entre outros. Para os interessados em customizar o carro, a Honda vai oferecer o Pacote GT, que inclui detalhes em vermelho nos splitters dianteiros e difusores traseiros. O pacote também traz os Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista (Advanced Driver Assist Systems) da Honda, um abrangente conjunto de tecnologias de segurança baseadas em sensores que agem preventivamente para evitar acidentes.

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A lista de equipamentos do Civic esportivo ainda oferece sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, limpadores de para-brisa automáticos com sensores de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores, navegador Garmin, sistema Honda Connect, sistema de som Premium com oito alto-falantes e potência de 320 watts e ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros. Não existe previsão de este apimentado Civic ser vendido no Brasil. 

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Modelo aperfeiçoa aerodinâmica

O visual agressivo do novo Type R não leva em conta apenas a estética, mas, também, a aerodinâmica, visando aumentar a estabilidade do carro em altas velocidades. A parte inferior é quase plana, para auxiliar a passagem de ar pelo difusor traseiro; já a asa traseira foi redesenhada. A melhoria aerodinâmica inclui, ainda, o enorme splitter frontal, as saias laterais, os novos para-choques e os arcos das rodas dianteiras.

O Type R é equipado com rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/35 R19. Os freios são Brembo de alta performance, com discos de 350 milímetros frisados e quatro pistões. A carroceria pode ser pintada nas cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.

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Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole