Publicado 14 de Julho de 2015 - 16h51

Por Marita Siqueira

Picanha com salada de rúcula do Hirata

Cedoc/RAC

Picanha com salada de rúcula do Hirata

O descolado Dom Brejas Express funciona como loja de cervejas e chopes artesanais da Burgman e como bar: é só chegar e ficar

Dizem que ir ao mercado com fome é um perigo, pois se compra muito mais do que o necessário. Pois ir a uma loja de cervejas e chopes artesanais com sede pode ser um prazeroso momento do qual você, invariavelmente, sai mais feliz do que entrou. Assim foi a minha experiência no Dom Brejas Express, que há um mês se mudou de Sousas para o Taquaral e passou a abrir também como bar nos finais de tarde de quarta a sexta-feira.

Na verdade, é difícil delimitar quando termina a distribuidora da Cervejaria Burgman, em funcionamento desde 2009, e começa o bar, porque durante todo o tempo as chopeiras estão prontas para uso e as pessoas vão chegando, chegando... e ficando. É impossível não se sentar no banquinho de madeira para tomar um chopinho cremoso ou apreciar alguma novidade da casa.

Sediada em Sorocaba, a Burgman tem 15 rótulos de cerveja e nove tipos de chope.

E no Dom Brejas há torneiras sempre dispostas para consumo imediato de três variedades de chope. O lager, que é mais leve e próximo às pilsen que tomamos, está fixo no “menu”. Os demais – weiss, red ale, stout, pale ale, IPA, brown ale, casa nova e rabo de arraia – são oferecidos de modo rotativo.

doses

Como o Dom Brejas foca na venda de cervejas especiais (trata-se de uma loja, afinal), os petiscos são poucos, porém suficientes para a ocasião: amendoim, linguiça curada, picles, queijo brie, gorgonzola, salame e azeitonas. A ausência de uma cozinha para o preparo de porções é suprida pelo capricho que Dino e Priscila, donos do negócio, emprestam aos tira-gostos. O casal trata o bar como extensão de casa, com direito a videogame retrô e presença eventual de um food truck.

doses

Não podemos negar o fato de as ditas cervejas artesanais terem conquistado seu espaço mesmo entre os cervejeiros mais tradicionais. Alguns falam que essas são as verdadeiras cervejas e que os rótulos de grande produção são puramente água. Cada um tem sua preferência e pouco importa a “cornetagem” alheia. Às vezes, vale variar, beber algo mais encorpado, aromático e com sabores específicos, ampliando assim o paladar.

Dom Brejas Express

Avenida Barão de Itapura, 2.947, Taquaral, Campinas, f. (19) 3291-4752.

Aberto de segunda a sexta, a partir das 9h (loja) e das 17h às 23h (bar); sábado, das 9h às 18h.

Escrito por:

Marita Siqueira