Publicado 12 de Julho de 2015 - 9h00

La Palette

Adriano Rosa/Especial para a Metrópole

La Palette

Foto: Adriano Rosa/Especial para a Metrópole

Filé de Saint Peter em crosta de azeitonas

Filé de Saint Peter em crosta de azeitonas

Daniel Valay, como bom francês, não se aparta das técnicas da cozinha que defende, tão pouco d’alma que move a bistronomia. Daí apostar no frescor e na sazonalidade dos produtos ao renovar o menu do La Palette, do hotel Royal Palm Plaza. A elaboração dos 14 pratos segue a premissa de revelar ingredientes-estrela. “Tive como objetivo resgatar alguns clássicos da gastronomia francesa e foquei em pratos com, no máximo, três ingredientes. A intenção é conservar o sabor e textura de cada produto”, destaca Valay.

Rolinho de coração de palmito grelhados ao creme de alho

Entre as novidades, salmão marinado, julienne de erva-doce no azeite verde, pera e frutas cítricas; rolinho de coração de palmito grelhados ao creme suave de alho assado; e filé de Saint Peter em crosta de azeitonas frescas, julienne de pupunha e emulsão de frutas cítricas. Aos gourmets, aviso: o magret de pato ao mel de alecrim com abóbora assada resultou ímpar. Doce de tirar o fôlego? Mil-folhas de gianduia, crème brûlée de baunilha e profiterole ao chocolate.

Foto: Adriano Rosa/Especial para a Metrópole

Magret de pato ao mel de alecrim com abóbora

Magret de pato ao mel de alecrim com abóbora

Além do cardápio da temporada, a casa também conta com menu especial, confiance, composto por entrada, prato principal e sobremesa, renovado periodicamente e ao gosto de Valay. Durante o mês de julho, por exemplo, haverá duas rodadas de “sugestão do chef”. Na primeira quinzena, sopa de cebola gratinada, steak tartar com batata chips e salada verde e petit gateau com sorvete de baunilha estão entre as opções. Na segunda, cappuccino de mandioquinha ao concassé de shimeji e medalhões de frango e bacon na cerveja escura com grão de bico e purê de batata cremosa poderão ser ordenados.

Foto: Adriano Rosa/Especial para a Metrópole

Crème brûlée de baunilha

Crème brûlée de baunilha

 

Aconchegante e contemporâneo, o bistrô funciona apenas no jantar. Foi revigorado arquitetonicamente em 2010 e, desde então, se integra aos demais espaços gastronômicos do resort. Por falar nisso... Se quiser aproveitar o passeio, vale esticar a noite no Bar Pessoa. Sem fronteiras, fica vizinho ao restô. Por lá, a programação jazzística sempre tem vez.

ROLINHOS DE PUPUNHA ASSADOS AO CREME DE ALHO SUAVE

INGREDIENTES

_1kg de palmito pupunha descascado

_Azeite de oliva

1_ cabeça de alho

_Ramo pequeno de tomilho fresco

_Ramo pequeno de alecrim fresco

_Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

Corte oito fatias finas de palmito no sentido do comprimento. Pique as sobras do palmito, refogue com azeite, tempere com sal, tomilho picado e acrescente 50ml de água. Tampe e cozinhe em fogo baixo até ficar macio.Use um mixer para obter um purê. Coloque os dentes de alho com a casca numa folha de papel alumínio, temperando com sal, pimenta-do-reino, tomilho, alecrim e azeite. Feche bem o envelope e asse durante 20 minutos a 150°C. Remova as cascas do alho e bata no mixer, acrescentando azeite até ficar cremoso. Reserve. Grelhe de um só lado na “frigideira grelha” as fatias de palmito, untando com pouco de azeite. Recheie cada fatia com uma colher do purê de palmito e enrole. Para montar, coloque uma colher (sopa) de creme de alho e disponha os rolinhos aquecidos no centro do prato. Decore com tomilho e regue com azeite.

Bistrô La Palette

Avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, f. (19) 2117-8092

De segunda a sábado, das 19h às 23h