Publicado 15 de Julho de 2015 - 5h30

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s confirmou o rating BBB- da Petrobras e manteve a perspectiva negativa das notas da companhia. Com esse rating, a estatal mantém o grau de investimento pela S&P. Segundo a agência, a nota da Petrobras reflete a visão de que o governo pode providenciar “um oportuno e suficientemente extraordinário suporte à companhia” em caso de algum problema com a sua dívida.

“A Petrobras tem um papel muito importante como principal produtor e distribuidor de combustíveis do Brasil. Consideramos também que o governo daria um suporte em um eventual caso de default por ter a consciência de que haveria um impacto significativo à economia do Brasil”, afirmou a agência. Os analistas da S&P ponderam, no entanto, que a perspectiva negativa da companhia reflete os desafios que ela terá para desalavancar seu balanço e as incertezas geradas pelas investigações de corrupção. (Agência Estado)

Regra sobre aplicação sai até setembro

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou que o governo apresentará até o dia 8 de setembro o modelo pelo qual o trabalhador poderá aplicar até 30% do saldo de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em um novo fundo, que poderia garantir uma rentabilidade maior do que a atual, de 3% ao ano mais Taxa Referencial.

O novo fundo de investimentos em cotas (FIC) seria criado dentro do FI-FGTS. Atualmente, o trabalhador não pode investir diretamente nesse fundo. Segundo Dias, o esboço do projeto foi apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e passará pelo conselho curador do FGTS.

O ministro informou que há ainda uma indefinição sobre a melhor forma para autorizar a aplicação: por meio de um projeto de lei - que teria que ser aprovado pelo Congresso - ou por uma regulamentação via portaria do próprio Ministério. A estratégia do governo é usar esse projeto como contraponto à proposta que tramita na Câmara e que pede a mudança da correção pelo índice da poupança (6,17% ao ano mais Taxa Referencial) (Agência Estado)