Publicado 05 de Julho de 2015 - 5h30

Campeão de vendas entre os hatches médios no mercado brasileiro, o Ford Focus aposta no visual repaginado, mais tecnologia embarcada e aperfeiçoamentos mecânicos para se manter no topo do ranking com a linha 2016.

Esse pacote de novidades vem acompanhado de outras boas notícias: o preço do carro foi mantido, mesmo com mais equipamentos e refinamento, e quem comprou a versão anterior (modelo 2014/2015) terá desconto de 15% para levar a nova geração para casa.

O lançamento do novo Focus no Brasil ocorre apenas oito meses após sua apresentação na Europa. Mais esportivo e aerodinâmico, o visual remodelado segue o padrão mundial da Ford, com a tradicional grade dianteira trapezoidal (em formato de “bocão”), novos faróis e rodas de liga leve aro 17.

Por dentro, as mudanças são muito sutis e se resumem aos comandos do volante multifuncional e dos ajustes do ar-condicionado, redesenhados para facilitar o uso. 

Entre as tecnologias incorporadas ao Focus hatch, destaca-se o assistente de frenagem autônomo. Disponível na versão mais cara da linha (Titanium Plus), esse sistema inclui um sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e aciona automaticamente os freios ao detectar que carro está se aproximando demais da traseira de outro veículo a menos de 20 km/h. Se o carro estiver entre 20 km/h e 50 km/h, a tecnologia diminui a velocidade apenas para reduzir a aproximação dos dois veículos. 

Essa mesma versão traz também o sistema de estacionamento automático de nova geração, que manobra e estaciona o carro sem interferência do motorista tanto em vagas paralelas como perpendiculares (em shoppings, por exemplo).

Outro item disponível nessa configuração são faróis bi-xenon adaptativos, que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem.

Desde a versão de entrada (a SE), toda a linha do novo Focus hatch conta com o recurso AdvanceTrac. O sistema tem várias funções para ajudar o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em situações críticas. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o carro começar a derrapar, acionando os freios.

Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas - que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas - aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas.