Publicado 12 de Julho de 2015 - 5h30

O Centro Empresarial Conceição promove a exposição fotográfica Conceição de Coração, com curadoria e produção de Ricardo Lima. Composta por 44 imagens, a mostra será aberta ao público, gratuitamente, a partir de quarta-feira na sobreloja do empreendimento, localizado na Rua Conceição, 233, no Centro da cidade.

A exposição dará continuidade a uma série de ações culturais que vêm sendo realizadas desde maio em celebração ao aniversário de 20 anos do centro comercial, que será comemorado oficialmente na terça-feira, 14 de julho, mesma data em que a cidade de Campinas completa 241 anos de fundação. Além de contar por meio de imagens a história do empreendimento e de uma das ruas mais importantes do município, a exposição Conceição de Coração retrata Campinas vista a partir do centro empresarial e o edifício avistado dos mais diversos pontos da cidade. Também mostra cenas do cotidiano do local, pelo qual passam diariamente cerca de 3 mil pessoas por dia.

A intenção é que as fotos fiquem em exposição de forma perene no edifício. Acompanhada de um projeto expositivo cuidadosamente elaborado, a mostra será composta de 36 fotos expostas em fine art e seis painéis de grandes dimensões. O maior deles, de 15m X 2,5m, traz uma imagem panorâmica da cidade de Campinas e ocupará a fachada do prédio, prometendo se tornar uma atração na região central.

Ricardo Lima conta que o processo de produção das imagens durou cerca de 30 dias, no qual foram clicadas mais de 5 mil fotos. “Utilizamos o topo de edifícios localizados no quatro pontos cardeais da cidade e nos valemos até de um drone para fazer as mais variadas fotos, tanto do centro empresarial como de Campinas e da Rua Conceição. Também mergulhamos no dia a dia do edifício, retratando seus personagens e peculiaridades”, explica Ricardo Lima.

As fotos foram feitas de pontos como o Balão do Castelo, Pedreira do Chapadão, Rodovia Professor Zeferino Vaz (Tapetão) e Av. Francisco de Paula Souza. O resultado, acredita Lima, deverá surpreender os visitantes.

Além das imagens produzidas especificamente para a mostra, serão expostas fotos antigas. “Graças a uma parceria com o Centro de Memória da Unicamp e com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do acervo do amigo Luiz Granzotto e também do saudoso fotógrafo V8, selecionamos imagens históricas da Rua Conceição e também da cidade como um todo que deverão emocionar e trazer ótimas recordações”, afirma. Além das instituições citadas, ele agradece ainda a parceria com os fotógrafos Marcos Peron e Tiago Navas, que utilizou um drone para a realização de algumas das imagens. Para incentivar a interatividade dos condôminos e vizinhos do centro empresarial, Ricardo Lima lançou uma campanha estimulando as pessoas a compartilharem imagens da Rua Conceição nas redes sociais utilizando a hashtag #conceicaodecoracao. (AAN)