Publicado 08 de Julho de 2015 - 5h30

Com o objetivo de promover o treinamento dos soldados para os eventos olímpicos de 2016, o Exército de Campinas realizou durante todo o dia de ontem uma ação cívico-social na Escola Municipal Marilene Cabral, no Jardim Melina. Quase 200 pessoas passaram pela escola e tiveram acesso a atendimento médico, odontológico, corte de cabelo e outros serviços públicos oferecidos em parceria com o Município. As atividades na escola continuam hoje e a expectativa é de que mil pessoas sejam atendidas. O cronograma de atividades com a finalidade de treinamento da tropa para grandes eventos também inclui a escolta de comboio de autoridades e desobstrução de via pública, dentro da área do Exército, e atividades de controle de distúrbio de segurança em estruturas estratégicas, no Aeroporto Internacional de Viracopos.

A seriedade do treinamento não impediu que o exercício dos militares no Jardim Melina tivesse um tom mais divertido para as crianças e fosse visto como uma atividade de apoio pela comunidade. Enquanto deram uma pausa nos brinquedos montados pela tropa, os irmãos Alanderson de Paula Brito, de 11 anos, e Danilo de Paula Brito, de 4 anos, passaram pelo atendimento das dentistas segunda tenente Cláudia Silveira e a aspirante Luciana Bianchi. Morador do DIC I, Ademir de Jesus Leão estava passando pelo Jardim Melina quando viu a movimentação e aproveitou para cortar o cabelo. A população teve a oportunidade ainda de tirar a carteira de trabalho, de verificar a pressão arterial e acessar os serviços do Procon. Houve ainda apresentação da banda da Escola de Cadetes e apresentação dos cães adestrados.

Cívico

“Essa atividade cívico social consiste na prestação de serviços de utilidade pública visando aproximar o Exército da comunidade”, afirmou o tenente coronel Alexandre Antônio Urioste Vasconcellos. Parcerias com as secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Trabalho e Renda, Esportes e Lazer permitiram a ampliação dos serviços oferecidos. “Todas elas nos apoiaram, fornecendo kits de escova e creme dental, brinquedos lúdicos para as crianças, permitindo a prestação de serviços do Procon Volante”, disse.

Revistas, cartazes e palestras de cunho institucional oferecidas no evento também despertaram o interesse dos participantes. “Mostramos as missões cumpridas pelo Exército dentro e fora do País e isso motiva as pessoas inclusive a ingressarem nas Forças Armadas”, observou Vasconcesllos.

As atividades continuam à disposição da população na Escola Marilene Cabral, das 8 às 17h de hoje. Em uma atividade mais fechada, hoje, o 28 Batalhão de Infantaria Leve (28 BIL) realizará, na área da Fazenda Chapadão, o treinamento de escolta de comboio de autoridades e desobstrução de via pública, com o acompanhamento do alto escalão das forças militares. O Aeroporto Internacional de Viracopos também será outro ponto de referência para os militares. Eles irão treinar as atividades de controle de distúrbio de segurança em estruturas estratégicas no terminal aeroportuário com cães farejadores e treinamento com os profissionais do check-in.

O treinamento é proposto pela 11 Brigada de Infantaria Leve do Exército. Além de Campinas, a 11 Brigada envolve os municípios de São Paulo, Itu, Jundiaí, Pirassununga, São Vicente, Pindamonhangaba e Lins. Ao todo, 3 mil militares dessas cidades irão participar das ações, sendo 1.697 de Campinas.