Publicado 06 de Julho de 2015 - 5h30

O Instituto Terzius promoveu ontem, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, o 1 Treinamento em Massa de Massagem Cardíaca, com o intuito de preparar a população para atender pessoas em situação de emergência. Ao longo de todo o dia, de hora em hora, ao menos 33 pessoas foram capacitadas por profissionais da saúde a executar manobras cardíacas simples, que podem salvar vidas. E, também a se familiarizar com o desfribilador externo automático (D.E.A.), que deve estar disponível em locais com grande concentração de pessoas. Um desses equipamentos foi doado pelo instituto à Prefeitura de Campinas para ser empregado no ginásio.

“A ideia deste trabalho social gratuito era a de esclarecer a população sobre a importância da reanimação cardiopulmonar. Quando alguém sofre uma parada cardíaca, ninguém sabe o que fazer, perde-se tempo e vidas. E há possibilidade de o coração voltar a bater antes de o socorro de uma ambulância chegar, algo que, com sorte, leva cerca 10 minutos, tempo máximo que se tem para agir”, pondera o médico cardiologista e intensivista Renato Terzi, presidente do instituto e docente da Unicamp. Ele explica que, a cada minuto seguinte ao ataque cardíaco, cai em 10% a possibilidade de recuperar o coração.

A professora Denise Rizzato soube da iniciativa por meio das mídias sociais e logo tratou de se inscrever. “Sei da responsabilidade que terei a partir deste treinamento, porque se houver uma situação de emergência, me sentirei impelida a agir.” A ação inédita e voltada a leigos deve ocorrer anualmente. (Erica Araium/AAN)