Publicado 05 de Julho de 2015 - 5h30

As férias escolares de julho chegaram e os estudantes de Campinas que não pretendem viajar têm diversão garantida em diferentes pontos da cidade. Espaços culturais e de lazer abrem suas portas com uma programação diferenciada para todos os gostos, idades e bolsos. As opções de entretenimento vão desde apresentações teatrais até oficinas, saraus e atividades esportivas, que prometem espantar o frio.

Shoppings, teatros, livrarias e clubes trazem uma programação extensa. Os parques públicos também são uma boa pedida e alguns deles irão oferecer uma programação especial no período. O Correio traz algumas das programações mais divertidas da cidade.

Com a proposta de incentivar a prática de atividades físicas e, é claro, ajudar a espantar o frio, o Sesc Campinas preparou uma programação esportiva. As atividades, gratuitas e abertas ao público, serão oferecidas até o dia 25 de julho. Entre elas estão basquete, skate, jogos de mesa, beisebol e badminton. Haverá também no local o “Circuito Criativo” com acrobacias de solo; jogos de luta e ginastas adaptando os movimentos das artes marciais e ginástica e a bambodança, uma brincadeira que envolve o bambolê e a dança. As atrações são voltadas não apenas para crianças, mas para adultos e idosos também.

Aos que amam leitura, o Sesc convida para o projeto “Lá Fora Frio, Aqui a Mil”, de 11 de julho a 2 de agosto. O projeto inclui contações, saraus e intervenções poéticas. A programação se completa com oficinas, música, teatro e cinema, com atividades para todas as idades. Nesta quarta edição do projeto, quatro autores brasileiros da literatura infantojuvenil são homenageados: a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka; Ilan Brenman; Fábio Yabu e a escritora e ilustradora Eva Furnari, criadora de personagens como Lolo Barnabé, Bruxinha e Ogro Godofredo. A partir do dia 11 até 1 de agosto, sábados, às 14h30, os interessados têm a oportunidade de conversar com um desses escritores. Livrarias de Campinas também promoverão atividades.

Os shoppings de Campinas trazem programações animadas e muitas delas gratuitas. O Parque D. Pedro Shopping iniciou ontem a exposição África - Animais Selvagens, composta por 21 animais em tamanho real, robotizados e animatrônicos, com movimento e som, que prometem mexer com o imaginário das crianças e adultos. Nos shoppings Galleria e Iguatemi, são os Minions que vão movimentar a garotada. O Angry Birds Shooting Gallery estreia dia 7 e vai agitar as férias no Campinas Shopping.