Publicado 14 de Julho de 2015 - 16h55

A atriz Giovanna Antonelli com esmaltes azuis

Carol Caminha / Divulgação TV Globo

A atriz Giovanna Antonelli com esmaltes azuis

Unhas bonitas e bem feitas é o desejo da maioria das mulheres. Variar as cores dos esmaltes e até mesmo de adesivos é um hobby para muitas. Mas além de belas, as unhas precisam ser saudáveis. A empresária de uma rede de franquias do mercado de unhas em gel e esmaltação permanente, Ellen Macedo, preparou uma lista com sete dicas para manter as unhas belas e saudáveis:

 

Tamanho - Há mulheres que gostam de unhas gigantes, outras preferem mais curtas. Independentemente do tamanho, o importante é que elas estejam sempre limpas, evitando o acúmulo de sujeira por baixo. Cuide dessa higienização várias vezes ao dia.

 

Lixa - As quadradas estão mais na moda, mas ainda há as que preferiram as arredondadas. O formato não faz tanta diferença, desde que sejam usadas lixas novas e bem higienizadas. O hábito de lixar a parte de cima deve ser evitado, já que isso retira a camada de queratina, deixando-as mais frágeis e finas.

Acetona - O uso desse produto pode deixar as unhas quebradiças. É preferível usar sempre os removedores de esmalte, aqueles que não contém acetonas. São menos agressivos e apresentam exatamente o mesmo resultado.

Cutícula - De acordo com os dermatologistas, o hábito de retirar as cutículas é extremamente prejudicial à saúde. A cutícula protege a pele, impedindo a entrada e proliferação de fungos e bactérias. Para deixar as unhas bonitas sem retirá-las é interessante usar cremes que camuflam sua aparência.

Hidrantes - Poucas mulheres tem o hábito, mas o uso de hidratantes nas mãos é de suma importância para a pele e unhas. Use-o sempre que lavar as mãos. Isso deixará sua unha mais saudável e bem menos quebradiça.

Óleo fortalecedor - Há no mercado inúmeros óleos fortalecedores de unhas. O uso desses produtos pode ser bem interessantes porque estimulam a produção de queratina. O produto precisa ser aplicado antes do esmalte, penetrando bem as unhas.

Esmaltes - Leia sempre os rótulos, opte pelos hipoalergênicos e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Além dos cuidados citados acima, é importante ressaltar que as unhas dizem muito sobre nossa saúde, podendo revelar deficiências nutricionais e até doenças mais graves como diabetes, problemas pulmonares e artrite reumatoide. Portanto, é importante cuidar delas com o mesmo cuidado que cuida da saúde em geral.