Publicado 16 de Julho de 2015 - 18h07

Muita atenção ao elaborar seu currículo

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Muita atenção ao elaborar seu currículo

Com o cenário atual do país, os postos e ofertas de empregos estão em queda constante. Com o mercado mais exigente, o setor de recursos humanos das empresas tem avaliado ainda mais os perfis dos candidatos. São várias as formas de entrar em contato com o recrutador, porém a mais comum e tradicional é a entrega do currículo. Apresentar o documento de forma adequada faz toda a diferença e pode abrir novos caminhos na carreira.

Em sua maioria, os currículos são encaminhados por e-mail, no entanto o envio por sites e redes sociais tem sido popularizado. Seja através do papel, preenchimento de dados nos sites ou mesmo pelas redes, alguns detalhes importantes devem ser observados.

"Ter um currículo completo, elaborado, organizado, bem formatado e que mostre um profissional competente, adequado à função e disposto a engajar-se na busca por resultados, faz toda a diferença", diz a professora da IBE-FGV, coach em desenvolvimento para alta performance e redirecionamento de carreira, Ida Fernandes.

Segundo a especialista, o candidato precisa preparar o currículo antecipadamente e com muita atenção. "Para aumentar o interesse do recrutador, o candidato deve deixar bem claro qual exatamente é o seu objetivo profissional, qual a área de interesse e em qual função está buscando carreira".

A professora ressalta que empresas procuram um novo perfil de colaborador. O modelo de mercado e gestão atual requer profissionais dinâmicos, empreendedores, organizados, com foco nos resultados e espírito de liderança, por isso, os candidatos devem ficar atentos ao resumo de informações colocadas no documento.

“Não perca oportunidades! Encaminhe seu currículo imediatamente ao identificar uma oportunidade de emprego compatível com sua qualificação”, diz.

Confira outras dicas elaboradas pela especialista:

- Deixe claro para qual vaga o recrutador deve considerar a candidatura. Troque o prolixo “buscando uma área que me dê oportunidade” por uma abordagem mais direta, informando qual é a área ou o cargo desejado como Assistente de Marketing, Administração de Vendas, Vendedor Externo, Engenheiro de Produção, Programador de Sistemas, por exemplo.

- Seja assertivo. Ao colocar como objetivo “estou disponível para qualquer área ou qualquer função”, o candidato corre o risco de não ser considerado em oportunidade nenhuma.

- Seja objetivo sobre sua competência geral para a função desejada. É importante incluir conhecimento, formação acadêmica ou habilidades para executar as atividades pertinentes ao cargo, além das características e atitudes que agregam valor para a empresa e significam um diferencial no recrutamento.

- A formação profissional e experiência são essenciais para compreensão do recrutador e aderência à vaga. Coloque da mais recente para a mais antiga, isso ajuda na visualização. Nas experiências coloque as empresas, cargos que ocupou, data de entrada e saída. “Isso facilitará o cálculo de tempo e causará uma boa impressão, de organização, de transparência e seriedade”, pondera a especialista.

- Seja preciso nas informações sobre as graduações e especializações, incluindo as instituições e datas de conclusão.

- Evite informações desnecessárias. “Ao buscar uma posição como Analista Financeiro em uma Construtora, por exemplo, incluir um curso de alimentação natural ou artesanato não vai ajudar muito”, analisa.

- Participações em causas sociais, voluntariado e ações que possam contribuir de alguma forma, devem ser colocadas no final do currículo, não na primeira abordagem, como habilidade principal.

- Nos dados pessoais, seja breve, coloque apenas nome e endereço completos e acrescente várias formas de contato. “Isso certamente facilitará no caso do recrutador encontrar dificuldade em localizá-lo e, obviamente, verifique constantemente seu e-mail, mensagem nas redes sociais e celulares”, conclui Ida.