Publicado 14 de Julho de 2015 - 5h00

Por Delma Medeiros

O cantor e compositor Zeca Baleiro é o convidado da primeira noite do projeto Leitura de Poemas: distribuição antecipada de ingressos

Divulgação

O cantor e compositor Zeca Baleiro é o convidado da primeira noite do projeto Leitura de Poemas: distribuição antecipada de ingressos

O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro é a atração desta terça-feira (14) do projeto 'Lá Fora Frio, Aqui a Mil', que o Sesc-Campinas desenvolve durante o mês de julho com a proposta de incentivar a leitura por meio de contações de histórias, saraus e intervenções poéticas.

Abrindo a série de Leitura de Poemas, atividade que prossegue até o final do mês, sempre às terças-feiras, o cantor recitará versos de Baudelaire, Rimbaud e Jules Laforgue, conhecidos como “poetas malditos”, representantes do Simbolismo, movimento que renovou o cenário lírico na França do final do século 19.

Juntamente com Verlaine e Mallarme, os poetas malditos foram os primeiros artistas boêmios e críticos em relação à sociedade de seu tempo, questionando os gostos sociais e a industrialização da época.

“A ideia foi reunir músicos que têm uma forte ligação com a literatura para a Leitura de Poemas. O Zeca Baleiro, por exemplo, musicou diversos poemas da Hilda Hilst (escritora e poeta), tem um vínculo forte com a literatura. Ele que sugeriu ler versos desses três poetas”, explica Valquiria Pinheiro, curadora do projeto.

Zeca mostrou pela primeira vez os versos de Hilda Hilst musicados por ele em fevereiro deste ano, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, durante o evento 'Ocupação Hilda Hilst' realizado pelo Instituto Cultural Itaú, também na Capital.

Além de Baleiro, o projeto traz a cantora Anelis Assumpção (filha do cantor e compositor Itamar Assumpção) com a leitura obras de Manoel de Barros; o músico e escritor José Paes de Lira Filho, o Lirinha, com os versos do livro 'Os Três Mal Amados', de João Cabral de Melo Neto; e o cantor Helio Flanders, que selecionou poemas de Walt Whitman, considerado um dos maiores poetas da América. “A cada terça teremos um músico declamando os versos dos poetas que escolherem”, explica Valquiria.

Outros

Além da 'Leitura de Poemas', às quartas, ocorre o sarau 'Parada Poética', com curadoria da rapper e poeta Renan Inquérito, que traz como convidados os poetas Genival Oliveira Gonçalves (G.O.G), um dos pioneiros do hip-hop no Brasil; Sérgio Vaz, fundador da Cooperativa Cultural da Periferia de São Paulo e do Sarau Cooperifa, que reúne semanalmente em torno de 400 pessoas; Marcelino Freire, autor da conhecida frase “Eu escrevo para me vingar”; e Estrela Leminski, escritora, cantora e filha dos poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski.

AGENDE-SE

O quê: 'Leitura de Poemas', com Zeca Baleiro

Quando: nesta terça-feira (14), às 20h

Onde: no Sesc-Campinas (Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737 1500)

Quanto: entrada franca (ingressos distribuídos a partir das 14h na central de atendimento)

Escrito por:

Delma Medeiros