Publicado 08 de Julho de 2015 - 12h00

Por Delma Medeiros

Bailarinos adultos do Grupo IAD-Lina Penteado, de Campinas, um dos participantes da 23ª edição da competição internacional Passo de Arte

Gustavo Olmos/Divulgação

Bailarinos adultos do Grupo IAD-Lina Penteado, de Campinas, um dos participantes da 23ª edição da competição internacional Passo de Arte

A etapa final da 23ª edição do Passo de Arte, uma das maiores competições de dança da América Latina, ocorre a partir de sexta-feira (10), em Indaiatuba. Durante dez dias, a cidade será palco para cerca de 3 mil bailarinos de 18 estados brasileiros, além de estudantes do Paraguai, Argentina e Peru. Para chegar à fase final da competição, os participantes passaram por seletivas regionais, seleções nos festivais credenciados realizados no Brasil ou escolhas por DVD. Cinco companhias campineiras foram selecionadas: Grupo de Dança Cláudia Pereira, Art Center Corpo de Dança Simone Bosco, Grupo IAD-Lina Penteado, Ballet & Cia., e Academia Art Ballet Aline Frederico.

“Temos diversas categorias e modalidades, abrangendo bailarinos de 8 a 26 anos. Esse processo serve para aprimorar a parte técnica dos bailarinos por meio de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento dos professores”, afirma a presidente do Instituto Passo de Arte, Marisa Pivetta. Ela cita que, em função desse formato didático, o Passo de Arte funciona também como vitrine para os jovens bailarinos. “Essa rede de competições pelo País cria um intercâmbio com profissionais de todo o mundo, o que faz com que o evento já esteja no calendário oficial das escolas de dança”, diz Marisa.

Serão dez dias de programação intensa, com apresentações de grupos convidados como a São Paulo Companhia de Dança e Cecília Kerche, cursos e workshops com professores nacionais e internacionais em todas as modalidades de dança que estão na grade da competição. A relação completa com nomes, conteúdo das aulas, horários e ficha de inscrição, além da programação de apresentações dos grupos convidados, está disponível no site da instituição (www.passodearte.com.br). O limite é de 40 alunos por curso. A programação geral pode ser conferida no facebook.com/passodearte.

O festival se encerra no dia 19 de julho, com a Noite de Gala, na qual, além das reapresentações dos vencedores dos primeiros lugares de cada modalidade, também haverá o 'Grand Desfile', uma montagem coreográfica de Carlos dos Santos Jr., com assistência de Toshie Kobayashi, com a participação de 150 bailarinos da competição.

Como em todos os anos, a competição terá premiações em dinheiro, troféus, medalhas, além do prêmio Toshie Kobayashi/Só Dança, que seleciona dois candidatos na modalidade variações de repertório para participar da final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2016, em Nova York. “As premiações são simbólicas. O mais importante é o que os bailarinos aprendem nesse processo. Cada grupo ou bailarino, em sua categoria, é avaliado e orientado por jurados nacionais e internacionais. Mais que prêmios, a proposta do festival é preparar técnica e artisticamente os bailarinos para audições e para a profissionalização no futuro”, aponta Marisa. Os selecionados do prêmio Toshie Kobayashi serão premiados com pacote de viagem, que inclui aéreos para Nova York, hospedagem em quarto quádruplo, traslado e seguro viagem.

Fundadora

Pela primeira vez, Larissa Saveliev, fundadora e diretora-arística do YAGP, participa do evento como uma das juradas e também para ministrar dois cursos de MasterClass, voltados para bailarinos de nível avançado e profissionais. Larissa estudou na academia do Balé Bolshoi, em Moscou, tendo excursionado pela Rússia, Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Espanha, Brasil, Egito e Japão. Seu currículo inclui a maioria dos balés clássicos de repertório.

AGENDE-SE

O quê: Passo de Arte

Quando: a partir de sexta-feira (10) até 19/7

Onde: no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba - CIAEI (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jd. Regina, Indaiatuba, fone: 3801-6415)

Quanto: R$ 40,00 (levando um pacote de leite em pó, o ingresso terá desconto de 50% no valor da inteira)

Escrito por:

Delma Medeiros