Publicado 06 de Julho de 2015 - 5h00

Por Marita de Siqueira

Imagem do fotógrafo Giancarlo Giannelli que integra a exposição 'Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades'

Divulgação/Giancarlo Giannelli

Imagem do fotógrafo Giancarlo Giannelli que integra a exposição 'Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades'

A exposição 'Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades', do fotógrafo Giancarlo Giannelli, chega a Campinas depois de passar por Bragança Paulista e Jaguariúna, com o acréscimo de 15 fotos tiradas em Los Angeles (EUA), em abril. Somada às 36 das mostras anteriores, são 51 imagens de paisagens e cenas urbanas de diversas cidades brasileiras e estrangeiras, capturadas durante suas viagens pelo redor do mundo. A mostra está no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (Macc).

As imagens, que misturam registros de pessoas e paisagens, são dispostas em três tamanhos — 120 centímetros por 80 centímetros, 60cm por 90cm e 50cm por 75cm —, coloridas ou em preto e branco. As sobre Los Angeles, no entanto, são prioritariamente coloridas. “Tem apenas duas em preto e branco. Gerou um acréscimo de cor à exposição por conta da cidade, que é muito ensolarada. Lá, a luz é muito contrastante porque também é uma cidade de temperatura alta e tem o mar”, afirma Giannelli.

O tema 'Trotamundo' é constante no trabalho do fotógrafo e ganha revisões a cada viagem. Além das novas obras, inéditas, Giannelli destaca uma fotografia do mercadão de Belo Horizonte, com um gatinho, em uma cena cotidiana no açougue impressa em preto e branco, e os registros das cidades de Veneza (Itália) — que têm um aspecto mais romântico — e de Nova York (EUA) — com as características da metrópole cosmopolita.

AGENDE-SE

O quê: exposição 'Trotamundo ou Mirando Minhas Desconhecidas Cidades', do fotógrafo Giancarlo Giannelli

Quando: até 2/8; de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 16h; domingo e feriado, das 9h às 13h

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas - Macc (Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas, fone: 3236-7856)

Quanto: entrada franca

Escrito por:

Marita de Siqueira