Publicado 02 de Julho de 2015 - 5h00

Por Delma Medeiros

O bailaor espanhol Angel Reyes e seu flamenco de raiz

Toni Blanco/Divulgação

O bailaor espanhol Angel Reyes e seu flamenco de raiz

Os amantes da dança flamenca têm dois bons motivos para sair da poltrona. Dois espetáculos de flamenco agitam a agenda cultural da cidade nesta quinta-feira (2). O bailaor espanhol Angel Reyes se apresenta no Almanaque Café acompanhado pelas bailaoras Karina Maganha, Lila Cesarino e Nicole Ayres, e pelos músicos Helena de Los Andes (cante), Ulisses Ruedas (carrón), Sarah Selles (flauta) e as guitarras de Fernando de Marília, Denis Sartorato e João la Fúria. E o Teatro Municipal José de Castro Mendes recebe o espetáculo'Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti', uma fusão da dança espanhola com música popular brasileira, com trilha sonora executada ao vivo pelo acordeonista Toninho Ferragutti.

Apesar dos seus 22 anos, Angel Reyes já é um veterano na arte do baile flamenco. No palco, sua energia e maturidade impressionam. A primeira visita ao Brasil foi em 2014, a convite de Karina Maganha, diretora-artística do Café Tablao. A apresentação foi tão elogiada que ela o convidou novamente para apresentação e workshops em Campinas, no final de junho, e Sorocaba, no fim de semana.

Nascido em Córdoba, Reyes é representante do puro flamenco de raiz espanhola. Começou na dança aos 3 anos e, aos 9, iniciou sua formação básica, num conservatório de dança. Além do baile flamenco, é formado em dança clássica espanhola, balé e música. Quando não está em viagens profissionais, apresenta-se com regularidade em sua cidade natal.

Segundo Karina, a proposta do Tablao, desde sua criação, há 12 anos, é promover um intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha, berço do flamenco. Além de Reyes, a escola já trouxe grandes nomes internacionais da dança, como Fábio Rodriguez, Alfonso Losa e Pol Vaquero. “Estive na Espanha no primeiro semestre de 2014 para acompanhar diversos shows e espetáculos flamencos e Angel me chamou a atenção por sua maturidade artística, com um carisma e uma presença de palco impressionantes”, comenta a bailaora, que foi conversar com ele depois da apresentação e o convidou para vir a Campinas. Sobre a apresentação desta quinta-feira, Reyes diz que fará um pequeno panorama da dança espanhola. “Vamos mostrar diferentes 'palos' (passos/estilos) do flamenco, nos moldes dos tablaos tradicionais.”

Músicos e bailaores do espetáculo 'Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti'Fusão

O espetáculo 'Grupo Luceros Dança Ferragutti' tem direção e concepção cênica de Clarice Abujamra e busca fazer um espetáculo multicultural, fundindo a tradição da dança espanhola com a música brasileira. “A gente queria um flamenco com a nossa cara, que tivesse uma linguagem mais contemporânea e uma musicalidade mais brasileira”, explica Alessandra Kalaf, cofundadora e coreógrafa do Luceros. O desafio foi proposto pelo grupo e logo aceito por Ferragutti que, além de figurar entre os maiores acordeonistas do País, é uma referência quando o assunto é música brasileira. Para o show, coreografia e arranjos foram criados em conjunto.

AGENDE-SE

Flamenco Internacional com Angel Reyes

Quando: nesta quinta-feira (2), às 21h

Onde: no Almanaque Café (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo, Campinas, fone: 3249-0014)

Quanto: R$ 60,00

Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti

Quando: nesta quinta, às 20h30

Onde: no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, Campinas, fone: 3272-9359)

Quanto: R$ 20,00

Escrito por:

Delma Medeiros