Publicado 10 de Julho de 2015 - 19h50

Por Maria Teresa Costa

O Chefs na Praça abre o Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região

Cedoc/RAC

O Chefs na Praça abre o Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região

A terceira edição do projeto Chefs na Praça levará 35 restaurantes, bufês e docerias para a Parça Carlos Gomes, no Centro de Campinas, com pratos da alta gastronomia comercializados por preços que variam de R$ 5,00 a R$ 20,00. O evento é parte das comemorações dos 241º aniversário da cidade e ocorre neste domingo das 10h às 16h. O Chefs na Praça abre o Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região, que irá até 16 de agosto e este ano terá como temática a gastronomia da América Latina.

A diretora de Turismo do município, Alexandra Caprioli, disse que o Chefs na Praça já caiu no gosto dos campineiros e visitantes e vem se consolidando como um dos mais importantes eventos gastronômicos, além de ocupar um espaço histórico e turístico da cidade, que é a Praça Carlos Gomes, com o que há de melhor na gastronomia de Campinas. “Para nós da Diretoria de Turismo é um momento muito especial realizar o Chefs na Praça. É lindo ver a cidade ocupada com um evento tão especial. Contamos com o prestígio de todos para mais esta edição”, afirmou.

O evento, criado em 2013 pelos jornalistas Manuel Alves Filho e Ronei Thesolin e a publicitária Silvana Pocay, é organizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB) e financiado pela Prefeitura.

Uma novidade nesta edição será o Turisapé — caminhada que percorrerá pontos históricos da região central. A saída, da Praça Carlos Gomes, tem dois horários, às 10h e às 14h, e o percurso será pelo Largo das Andorinhas, Beco do Inferno, Marco Zero, Praça Visconde de Indaiatuba, Catedral Metropolitana de Campinas e Palácio dos Azulejos, retornando novamente à Praça Carlos Gomes.

Shows também ocorrerão a partir das 11h no coreto da praça, com a presença de DJ Digão (11h, 13h e 15h30), Banda Anelo (12h) e a dupla Ildo Luiz e Valeria Santos (14h).

“O Chefs na Praça é um projeto consagrado que foi abraçado desde o início pela população e atingiu uma repercussão acima de todas as expectativas. Por isso, a cada ano temos procurado aprimorá-lo e transformá-lo em um dia agradável, com excelente gastronomia e cultura, tendo como cenário um dos cartões-postais da cidade”, disse o presidente do Convention & Visitors Bureau, Gilson Gomes de Oliveira.

O número de restaurantes participantes este ano cresceu — de 26 no ano passado, agora serão 35 e os organizadores prometem que as mudanças operacionais irão reduzir as filas para a compra dos tíquetes e nas barracas. Este ano, cada tenda administrará a venda de seus pratos e haverá quatro pontos para a comercialização das bebidas.

Estarão presentes nesta edição o Bar Dona Flor, Bar do Marcelino, Bar do Nicola, Bar Pessoa, Bellini Ristorante, Big Jack, Black Sheep Gastronomia, Bonelli Restaurante, Buffet Antonello, Campinas Café Festival, Cayena Bistrô, Don Manoel, El Tambo, Encontro de Vinhos, Esquinica Tapas, Fogão Mineiro, Green House Gourmet Restaurante, IFBG, Joe Leo’s, Kaizen Japanese Food, La Salamandra, Madame Formiga, Matisse, Makis Place, Munay Cevicheria e Tartar, Nosotros, Original Cheesecake, Outback Steakhouse, Prime Italian, Quiota, Tenda do Padre, Tradicional Bolos, Tonico’s, Vila Paraíso e Velho Valentim.

O diretor de gastronomia da entidade, Carlos Américo Louredo, disse que a intenção é que as famílias desfrutem do espaço da melhor forma possível. “Vale levar uma toalha ou lençol para fazer um agradável piquenique”, sugeriu.

Escrito por:

Maria Teresa Costa