Publicado 09 de Julho de 2015 - 14h57

Por Adagoberto F. Baptista

A Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos confirmou nesta quarta-feira a segunda morte no ano por febre maculosa no município. O anúncio ocorreu após a chegada de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. A vítima é um homem de 54 anos, morador do bairro Figueira.

De acordo com a pasta, Luiz Franco de Oliveira foi internado em estado grave na Santa Casa da cidade em 19 de junho e faleceu poucas horas depois da hospitalização. Ele apresentava um quadro de dor de cabeça, inchaço, manchas espalhadas pelo corpo e dores diversas. Familiares disseram que dias antes de ser internado, Oliveira buscou atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas foi medicado e liberado.

A febre maculosa é uma doença grave transmitida pelo carrapato estrela e seu principal hospedeiro é a capivara. Em períodos de forte estiagem, os casos da chamada "doença do carrapato" costumam aumentar, o que leva as autoridades a adotar medidas mais enérgicas de prevenção.

A Prefeitura de Valinhos informou, por meio de nota oficial, que realiza constantemente programas de prevenção a doença, reforçadas por palestras em escolas,clubes de serviço e entidades, além de trabalhos de limpeza de terrenos e área próximas a córregos e rios.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista