Publicado 06 de Julho de 2015 - 19h35

Por Correio.com

Observatório Municipal de Campinas

Divulgação

Observatório Municipal de Campinas

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, em Joaquim Egídio, promove este mês uma série de eventos inéditos que aliam gastronomia e observação do céu. Batizado, de "Food Truck nas Estrelas" os eventos acontecerão durante cinco dias, ao longo do mês. Ao todo são cinco noites com a presença de chefs de cozinha que irão servir comidas, bebidas e doces em furgões com cozinhas adaptadas.

A cada dia haverá diferentes opções de cardápio. O festival começa na próxima quinta-feira (09) - feriado da Revolução Constitucionalista - com quatro food trucks e com a parte astronômica chamada de "Safári Astronômico".

Nesse dia, o foco da observação será a Constelação Cruzeiro do Sul. "Será uma viagem de descobrimentos. Vamos explorar e conhecer mais dessa Constelação. Observaremos a Estrela dupla, a Alfa Crucis, o Aglomerado Aberto Caixinha de Joias, e a Estrela mais vermelha de todo o céu, a linda Ruby Crucis. Também iremos falar sobre diversas lendas e culturas, curiosidades e informações astronômicas", afirmou o astrônomo Júlio Lobo que promove os eventos no local.

O Observatório será aberto a partir das 17h. A capacidade do local é para 500 pessoas. O festival segue no dias 12, 17, 19 e 31 de julho e é organizado pela Secretaria de Cultura e pela Associação de Comerciantes de Comida de Rua de Campinas.

"A iniciativa de unir gastronomia com astronomia é inédita. Percebemos a necessidade de ter opções de comida por aqui, já que o Observatório fica afastado do centro urbano e não há opção de alimentação. A ideia é que as pessoas possam degustar uma boa comida enquanto olham e descobrem o céu", afirmou.

O astrônomo lembrou que se o local atingir a capacidade máxima, só vão poder entrar pessoas mediante a saída de outras. "Por isso é interessante chegar cedo, ver opções de comida, degustar e depois ir olhar o céu", afirmou

Nessa quinta-feira serão três food trucks que servirão carnes, massas e bebida. E uma food bike com opções de doces. "Nas próximas edições serão cardápios diferentes que ainda serão divulgados. Por outro lado os eventos astronômicos já possuem os temas definidos", afirmou.

No dia 12 será a 'Noite das Estrelas' onde será apresentada a estrela mais próxima do planeta Terra, após o Sol. No dia 17 é a vez da noite da segunda edição do 'Safári Astronômico' quando serão observadas as constelações de Escorpião e Sagitário. No dia 19 é a 'Noite do Telescópio' onde o público poderá tirar todas dúvidas relacionadas ao equipamento e como fazer para aproveitá-lo da melhor forma. "As pessoas poderão levar seus telescópios e até binóculos que faremos um intensivão de treinamento", disse o astrônomo. Por último, no dia 31, será a 'Blue Moon' com o evento da segunda lua cheia do mês, fenômeno que ocorre a cada três anos.

A entrada do Observatório custa R$ 4,00, estudantes e professores pagam meia. Para mais informações ligue (19) 3298-6566. As pessoas devem ir bem agasalhadas porque no local as temperaturas são muito baixas.

Escrito por:

Correio.com