Publicado 04 de Julho de 2015 - 17h00

Por Eric Rocha

Pontos são do tipo carregamento rápido e reabastecem 80% da bateria dos veículos em meia hora

César Rodrigues/ AAN

Pontos são do tipo carregamento rápido e reabastecem 80% da bateria dos veículos em meia hora

A CPFL Energia inaugurou na sexta-feira (3) a operação dos dois primeiros pontos públicos de carregamento de carros elétricos em Campinas.

Os veículos poderão reabastecer de graça em uma oficina, no bairro Jardim do Trevo, e em uma unidade que fica em frente à sede da concessionária, no Parque São Quirino.

Os eletropostos vão possibilitar o carregamento de dois táxis elétricos que já estão circulando pela cidade, nove veículos que fazem parte da frota da CPFL, além de outros carros. Os pontos são do tipo carregamento rápido e reabastecem 80% da bateria dos veículos em meia hora.

Os equipamentos são apenas compatíveis com os carros elétricos equipados com o plug tipo 2 (Mennekes). Ele é utilizado na fabricação de automóveis das marcas Renault, BYD e BMW. A CPFL afirma ter investido R$ 30 mil em cada um dos eletropostos.

Os interessados em utilizar as estruturas devem fazer um cadastro junto ao Programa de Mobilidade Elétrica da empresa. Para isso, é preciso informar, por e-mail, nome, telefone, modelo e placa do carro. O endereço é [email protected]

De acordo com a CPFL, os usuários cadastrados poderão recarregar os veículos elétricos de graça até que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamente a cobrança para o setor.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram licenciados no Brasil 1,8 mil unidades entre 2012 e 2015. Os números englobam tanto os carros 100% elétricos quanto os híbridos.

Escrito por:

Eric Rocha