Publicado 30 de Junho de 2015 - 13h06

Por Delminda Aparecida Medeiros

Flamenco em dose dupla

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Os amantes da dança flamenca tem dois bons motivos para sair da poltrona. Dois espetáculos de flamenco agitam a agenda cultural da cidade hoje. O bailaor espanhol Angel Reyes se apresenta no Almanaque Café acompanhado pelas bailaoras Karina Maganha, Lila Cesarino e Nicole Ayres e pelos músicos Helena de Los Andes (cante), Ulisses Ruedas (carrón), Sarah Selles (flauta) e as guitarras de Fernando de Marília, Denis Sartorato e João la Fúria. E o Teatro Municipal José de Castro Mendes recebe o espetáculo Grupo Luceros Dança Toninho Ferraguti, uma combinação da dança espanhola com a música popular brasileira, com trilha sonora executada ao vivo pelo acordeonista.

Apesar dos seus 22 anos, Angel Reyes já é um veterano na arte do baile flamenco. No palco, sua energia e maturidade impressionam. A primeira visita ao Brasil foi em 2014, a convite de Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao. A apresentação foi tão elogiada que ela o convidou novamente para apresentação e workshops em Campinas, no final de junho, e Sorocaba, no fim de semana.

Nascido em Córdoba, Reyes é representante do puro flamenco de raiz espanhola. Começou na dança aos três anos e aos nove iniciou sua formação básica, num conservatório de dança. Além da formação em baile flamenco, é formado em dança clássica espanhola, balé e música. Quando não está em viagens profissionais, apresenta-se com regularidade em sua cidade natal.

Segundo Karina, a proposta do Tablao, desde sua criação há 12 anos, é promover um intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha, berço do flamenco. Além de Reyes, a escola já trouxe grandes nomes internacionais da dança, como Fábio Rodriguez, Alfonso Losa e Pol Vaquero. “Estive na Espanha no primeiro semestre de 2014 para acompanhar diversos shows e espetáculos flamencos e Angel me chamou a atenção por sua maturidade artística, com um carisma e uma presença de palco impressionantes”, comenta a bailaora, que foi conversar com ele depois da apresentação e o convidou para vir a Campinas.

O Grupo Luceros Dança Ferragutti tem direção geral de Clarice Abujamra e busca fazer um espetáculo multicultural, fundindo a tradição da dança espanhola com a música brasileira. “Queríamos um flamenco com a nossa cara, com linguagem contemporânea e musicalidade mais brasileira”, explica Alessandra Kalaf, cofundadora e coreógrafa do Luceros. Além de figurar entre os maiores acordeonistas do país, Toninho Ferragutti é uma referência quando o assunto é música brasileira. Foi dele a ideia de fazer um show de dança flamenca com música brasileira, para o qual coreografia e arranjos foram criados em conjunto.

Agende-se

O quê: Flamenco Internacional com Angel Reyes

Quando: Hoje, às 21h

Onde: Almanaque Café (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo, fone: 3249-0014)

Quanto: R$ 60,00

O quê: Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti

Quando: Hoje, às 20h30

Onde: Teatro Castro Mendes (Pç Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)

Quanto: R$ 20,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros