Publicado 05 de Junho de 2015 - 13h03

Por Delminda Aparecida Medeiros

Concerto Cinepiano Tony Berchmans no Teatro Castro Mendes

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Cinepiano Tony Berchmans, espetáculo audiovisual que une clássicos do cinema mudo e música ao vivo, faz apresentação única hoje no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O pianista Tony Berchmans vai acompanhar em Campinas o filme mudo O Circo, de Charles Chaplin, projetado em um telão em cópia exclusiva em película 16mm. Raro espetáculo audiovisual, o Cinepiano faz um tributo à época em que as projeções dos filmes mudos eram acompanhadas por músicos que improvisavam a trilha ao vivo. "Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido às cenas", diz Berchmans, que vem se apresentando com seu Cinepiano desde 2010, no Brasil e na Europa.

“O cinema mudo, na verdade, nunca foi totalmente mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo”, comenta Berchmans. Da figura histórica do pianista improvisador até grandes orquestras sinfônicas, o espetáculo da sétima arte se desenvolveu na companhia da trilha sonora interpretada ao vivo. “Isso requer um grande exercício de improvisação e sincronismo. O acompanhamento musical de filmes em tempo real é uma experiência audiovisual única.”

Segundo o pianista, a música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de habilidades técnicas, o músico do cinema mudo precisava contar com um grande repertório de ferramentas de interpretação, além de criatividade, técnica e sensibilidade.

Acompanhando filmes de mestres do cinema mudo, Berchmans improvisa a trilha sonora musical, utilizando temas de sua composição inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, com alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme.

Tony Berchmans é ainda autor do livro A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Pianista, compositor, produtor musical e especialista no estudo da música de cinema, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet. Foi curador do Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em maio de 2007 no Rio de Janeiro, evento inédito que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema, como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre outros.

Agende-se

O quê: Cinepiano Tony Berchmans

Quando: Hoje, às 21h

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)

Quanto: R$ 30,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros