Publicado 03 de Junho de 2015 - 16h25

Por Marita de Siqueira

Apresentações cênicas se destacam na programação de hoje e amanhã dos teatros municipais de Campinas e Paulínia. A primeira é o balé Okinosmov – Um Ballet Nada Russo, do grupo paulistano Núcleo Luz, dirigido por Chris Belluomini, ambos os dias no Teatro Castro Mendes. Em Paulínia, trata-se do grupo teatral e circense sorocabano Trupe Koskowisck com seus principais espetáculos: Quiproquó (hoje), com direção de Fernando Sampaio, e Olha o Palhaço no Meio da Rua (amanhã), dirigido por Hudson Rocha.

Okinosmov mistura balé clássico, dança moderna e danças urbanas, com a intenção de promover um diálogo entre os estilos, enquanto o título remete ao “acolhimento das múltiplas formas de expressão que compõe o corpo dentro do cenário atual”, de acordo com o grupo. A peça é o resultado do trabalho desenvolvido com os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do Núcleo Luz, iniciado em agosto de 2014.

Teatro-circo

A Trupe Koskowisck encerra a turnê internacional em Paulínia. “Com essas últimas apresentações vamos alcançar a marca de 16 apresentações em oito municípios diferentes entre o mês de março até agora. Apesar de já nos apresentarmos em outros países e nas cinco regiões do Brasil, nunca circulamos o estado com um projeto cultural dessa dimensão. Uma grata experiência”, explica Alexandre Malhone, palhaço que nasceu sob lonas circenses, sendo parte da quinta geração do tradicional Circo Guaraciaba, e que já passou por inúmeros picadeiros pelo Brasil, como o Spacial, Estoril e Di Napoli.

Quiproquó, em cartaz hoje, mostra as descobertas de dois palhaços a respeito da origem do mundo, exibindo habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda uma orquestra de garrafas. Tudo com a astúcia típica do palhaço brasileiro. Olha o Palhaço no Meio da Rua, amanhã, os personagens disputam a atenção da plateia numa competição cheia de artimanhas, Em ambos os espetáculos, atuam Geisa Helena e Alexandre Malhone.

Agende-se

Okinosmov - Um Ballet Nada Russo

Quando: Hoje e amanhã, às 20h30

Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, Campinas, fone: 3272-9359)

Quanto: Entrada franca

Grupo Trupe Koskowisck

Quando: Hoje (Quiproquó) e amanhã (Olha o Palhaço no Meio da Rua), às 20h

Onde: Theatro Municipal de Paulínia (Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500, Paulínia, fone: 3933-2140)

Quanto: Entrada franca

Escrito por:

Marita de Siqueira