Publicado 29 de Junho de 2015 - 19h15

Por Suzamara Santos

Steakhouse

Reprodução

Steakhouse

Foto: Reprodução

Vinhos argentinos feitos sob medida para combinar com o cardápio do Outback

Vinhos argentinos feitos sob medida para combinar com o cardápio do Outback

Gustavo Bauzá, wine manager da Bodegas Salentien, prestigiada vinícola argentina, esteve em Campinas, na semana passada, para apresentar os rótulos Red Selection e White Selection, desenvolvidos para os restaurantes Outback Steakhouse brasileiros. É a primeira vez que a rede, de nome australiano e gastronomia norte-americana, presente em 22 países, investe nesse tipo de serviço, ou seja, oferecer aos clientes bebidas sob medida para os pratos da casa, alguns de harmonização complicada por conta da picância de molhos e temperos.

O White Selection, 100% Torrontés, casou muito bem com os pratos à base de peixes, camarão e massa com molho branco. Por se tratar de uma uva muito aromática e espaçosa, o risco era que a harmonização resultasse pesada. Mas os enólogos da Salentien (Pepe Galante e Bauzá) acertaram na escolha.

Conseguiram driblar qualquer eventual nota fora do tom, valorizando a acidez da uva, cultivada numa área bastante fria do Vale de Uco, em Mendoza. Ao contrário de muitos por aí, esse Torrontés é elegante e discreto, e caiu bem, inclusive, com o hit da casa, a farta Bloomin’ Onion.

O vinho Red Selection, corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, mostrou-se um típico vinho do Novo Mundo, porém, sem o excesso de fruta e álcool que assola a enologia moderna. E, como estamos numa steakhouse, as carnes vermelhas receberam companhia à altura. Uma pontinha de açúcar residual no vinho mostrou-se adequada aos cortes untosos e tenros que fazem sucesso na casa, além, claro, à famosa costela suína ao molho barbecue que todo mundo adora.

Os vinhos em nada destoam do perfil descontraído do Outback. Custam R$ 63 cada, com a opção do serviço em taça por R$ 18,50. São honestos, de bom custo-benefício e podem ser apreciados por qualquer cliente, mais ou menos iniciado. Saúde! 

Steakhouse

 

Escrito por:

Suzamara Santos