Publicado 30 de Junho de 2015 - 5h00

Por Milene Moreto

Milene Moreto

Cedoc/RAC

Milene Moreto

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), embarca hoje para Londres. Ele participa do Encontro de Prefeitos 20-20. O peessebista fará uma palestra “Mobilidade Eficiente e Sustentável” e deve apresentar dados sobre o BRT, VLT e soluções para a convivência entre carros e bicicletas. O encontro tem como anfitrião o prefeito de Londres, Boris Jonhson, e conta com o apoio do WBCSD (World Business Council for Susteinable Development – Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável).

Mobilidade sustentável

O WBCSD é uma organização liderada por executivos (CEOs) de 200 empresas inovadoras no mundo que geram soluções para mobilidade sustentável. Juntas, elas empregam 16 milhões de pessoas. A organização criou o projeto de ajuda aos municípios para planos de mobilidade sustentável, e escolheu seis cidades no mundo como participantes: Campinas , Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia).

Frase

A redução da dívida vai ajudar Campinas, mas a situação ainda é difícil. Pela primeira vez nossa receita própria caiu. (Do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), ao comentar ontem a decisão da Justiça em reduzir o valor do pagamento da dívida).

Proposta

Além de palestrar no encontro, Jonas pretende propor ao grupo de prefeitos que o próximo encontro, marcado para ocorrer em 2016, seja em Campinas. “Queremos trazer o Encontro de Prefeitos para a nossa cidade. As chances são boas”, disse Jonas.

Feliz

O peessebista embarca feliz para Londres já que conseguiu na Justiça reduzir o valor do pagamento da dívida, coisa que preocupava a Administração e consumia, por mês, R$ 5 milhões.

Bilhete único

O vereador de Campinas Thiago Ferrari (PTB) apresentou um projeto de lei que dá prazo indeterminado para os créditos do Bilhete Único. Atualmente, os créditos colocados pelo usuário no cartão valem por um ano. Se a pessoa não utilizar, após esse período, eles são excluídos do saldo.

É dinheiro

Ferrari alega que o dinheiro é do consumidor e, portanto, não pode ser excluído do cartão em momento algum. A proposta foi protolada na Casa esta semana e passará pelas comissões antes de ser votada, o que deve ocorrer no meio de agosto devido ao recesso.

Almoço

Jonas convidou ontem os vereadores para um almoço no Palácio dos Jequitibás. O objetivo era agradecer a base aliada pelo empenho nas votações. O prefeito também aproveitou para detalhar os anúncios que fará em comemoração ao aniversário da cidade. O pacote inclui projetos de lei.

Eleição

No encontro, Jonas falou sobre o cenário eleitoral para 2016 e não deu créditos para o retorno do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) ao cenário político. A única candidatura que os articuladores do prefeito consideram que pode se concretizar é a do economista Marcio Pochmann (PT), fora isso, as demais ainda precisam de fortalecimento e articulação.

Ops!

Esta colunista informou que o presidente do Camprev, José Ferreira Campos Filho, pertence ao PRB. Na realidade, Campos é do PRTB.

Um presente

Em meio aos protestos na Câmara ontem, durante a votação do projeto do vereador Campos Filho (DEM), que proíbe o debate de gêneros nas escolas, o parlamentar afirmou que a proposta de emenda à Lei Orgânica era de todos os vereadores. Segundo ele, a maioria assinou o projeto e todos deveriam levar o crédito pela iniciativa. Apesar de o democrata ter tentado afagar seus colegas, muitos passaram longe da discussão e não querem nem pensar em ter seus nomes envolvidos. Na primeira parte da sessão, apenas os vereadores contrários usaram a tribuna.

Escrito por:

Milene Moreto