Publicado 05 de Junho de 2015 - 5h00

Com curadoria de Luzia Castañeda, a exposição reúne expressivas aquarelas e livros-escultura, obras compostas por delicados recortes de livros antigos

Divulgação

Com curadoria de Luzia Castañeda, a exposição reúne expressivas aquarelas e livros-escultura, obras compostas por delicados recortes de livros antigos

A mostra “Livro num mar de recortes”, da artista plástica francesa Karine Guillain-Pott, será aberta ao público em 11 de junho no Espaço Arte - galeria do showroom do Ateliê Revestimentos - no Cambuí, em Campinas. O vernissage será das 19h às 22h. 

Com curadoria de Luzia Castañeda, a exposição reúne expressivas aquarelas e livros-escultura, obras compostas por delicados recortes de livros antigos. 

“Karine nos convida a mergulhar em um mar de recortes para refazermos a leitura num novo livro, que renasce sempre que houver a arte para reorganizar os encantos”, define Luzia.

'Autorização'

Para Karine o livro é um objeto sagrado por ser a marca escrita do pensamento humano. É uma testemunha da história que dialoga com outras estórias individuais, e seria uma heresia recortá-lo não fossem as novas tecnologias terem deslocado a função nobre da publicação para outras mídias.

Isso foi o que a autorizou a se apropriar de obras antigos e a conferir-lhes outras nobrezas, sejam pelas belas esculturas que a artista faz nos próprios livros, sejam pelas aquarelas repletas de pequenas colagens “pescadas” atentamente nas páginas.

A artista

Karine Guillain-Pott é graduada em História da Arte na França e trabalhou como Relações Públicas em vários museus europeus, como o Musée Carnavalet, em Paris, e o Düsseldorf-Kunstverein für dei Rheinlande und Westfalen, na Alemanha.

Já viveu na Espanha, Portugal e na Alemanha, e chegou ao Brasil em 2011.

Espaço Arte

Em dezembro de 2012 o Ateliê Revestimentos, localizado no bairro do Cambuí, inaugurou dentro de seu showroom o Espaço Arte, um local alternativo às galerias para que artistas de Campinas e região pudessem expor e comercializar suas obras.

Além de ser um local de acesso gratuito à cultura, foi criado para tornar as obras mais acessíveis ao público, não ficando restrita apenas a acervos de colecionadores. Por isso, interessados em adquirir alguma obra em exposição encontram as facilidades comerciais aplicadas na loja.

SERVIÇO

O quê: exposição “Livro num mar de recortes”, de Karine Guillain-Pott

Quando: de 11/06 a 30/09; de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h

Onde: rua Conceição, 1.111, Cambuí, Campinas – SP