Publicado 30 de Junho de 2015 - 5h00

Por Delma Medeiros

Cena da peça  'A Volta para Casa', do dramaturgo romeno Matéi Visniec e com direção de Regina Duarte

Divulgação

Cena da peça 'A Volta para Casa', do dramaturgo romeno Matéi Visniec e com direção de Regina Duarte

O espetáculo 'A Volta para Casa', do dramaturgo romeno Matéi Visniec e com direção de Regina Duarte, faz apresentação única nesta terça-feira (30) em Campinas, no Teatro Brasil Kirin. O texto denuncia as feridas da guerra e a condição alienada do homem contemporâneo. Em tom casual, Visniec trata de questões importantes relativas à condição humana: o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a fragmentação dos territórios e do conceito de pátria, a tensão entre indivíduo e sociedade.

Num cenário de guerra, um jovem soldado aprende a observar seus inimigos que vivem do outro lado da rua; uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem; e um general percorre o campo de batalha, convocando os soldados para um grande desfile. Em cena, os desaparecidos, os desmemoriados e outros tantos feridos pelas guerras.

A atriz Regina Duarte coordena desde novembro de 2013 o Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, do qual participam diretores e atores/pesquisadores que têm em comum o desejo de criar um banco de textos de dramaturgia de qualidade, já existente ou adaptado, promovendo assim novas formas de interpretação. Nesse processo, o grupo descobriu o contundente texto de Visniec que retrata o conflito da Faixa de Gaza e todos os outros surtos de guerra de uma Europa vitimada pelo terror. A tradução é de Luiza Jatobá.

Regina conta que conheceu a dramaturgia de Visniec no Festival de Teatro de Curitiba do ano passado e ficou tão impactada que foi procurar outros textos do autor romeno. “Descobri então um autor rico de humanidade e impregnado do humor patético próprio dos grandes dramaturgos. Ele me deu também a coragem para olhar mais de perto a guerra e o horror que ainda assombra o nosso tempo”, afirmou a atriz e diretora. No palco, 18 atores encaram o desafio de falar sobre a guerra sem descambar para o dramalhão.

Temporada

“Regina reuniu intérpretes vigorosos no espetáculo. Um elenco apressado faria um pastelão de humor negro, mas Regina Duarte como diretora foi mais alto e mais longe. Usou seu domínio da palavra no teatro, cinema e televisão para elaborar um discurso preciso”, escreveu sobre a montagem o crítico de teatro Jefferson del Rios. O espetáculo estreou em outubro de 2014 e fez temporada de cinco semanas no teatro Mube Nova Cultural, em São Paulo. Este ano, fez nova temporada no Teatro Sérgio Cardoso, também na Capital, e agora segue em turnê.

AGENDE-SE

O quê: peça 'A Volta para Casa'

Quando: nesta terça-feira (30), às 21h

Onde: no Teatro Brasil Kirin do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, fone: 3294-3166)

Quanto: R$ 50,00 (grupos acima de cinco pessoas, R$ 20,00)

Escrito por:

Delma Medeiros