Publicado 30 de Junho de 2015 - 5h00

Episódio de Star Trek Enterprise: Borderland (Fronteira) será exibido durante o evento

Divulgação

Episódio de Star Trek Enterprise: Borderland (Fronteira) será exibido durante o evento

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica, realizará mais um evento aberto ao público em geral. Será no próximo sábado (4), na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink. O evento terá mostra de episódios de séries do gênero, como Star Trek e Doctor Who, assim como uma palestra, um bate-papo com autor de ficção científica e apresentação musical.

A entrada é franca, mas para esse evento o grupo pede doações de alimentos não perecíveis a serem entregues para a Fundação Irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio (FIRMACASA).

A doação é voluntária, e uma oportunidade para quem puder e quiser contribuir.

O local estará aberto ao público a partir das 13h30, e o início das atividades será às 14h, com término previsto para as 18h30.

A organização dos eventos da Base Estelar Campinas fica a cargo de Walmir Morales Martins e Adriana Ruiz.  

PROGRAMAÇÃO

13h30 Abertura do local

14h00 Início da Convenção

14h15 Star Trek Enterprise: Bordeland (Fronteira)

15h00 Palestra: "Das Estrelas ao Átomo" (Palestrante: Cássio Siqueira)

15h45 Bate-papo com autor (José Raphael Daher)

16h30 Apresentação Musical: Amyr Cantusio Jr. - In Concert

17h30 Doctor Who: The Empty Child (Parte 1)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

Episódio de Star Trek Enterprise: Borderland (Fronteira)

4ª Temporada - Episódio 4

Data da primeira exibição: 29.10.2004

Data Terrestre na história: 17 de maio de 2154

Sinopse: Quando um grupo de super-humanos se apodera de uma nave de guerra Klingon, Acher é chamado para localizá-los e prendê-los. Ele recruta o Dr. Arik Soong (um geneticista mandado à prisão por permitir o nascimento de diversos embriões congelados desde os tempos das Guerras Eugênicas) para ajudá-lo a rastrear os humanos geneticamente modificados, agora adultos, que provocaram ainda mais as tensões com os Klingons ao atacar uma de suas naves e assassinar violentamente a tripulação.

Curiosidade: O Dr. Arik Soong foi interpretado pelo ator Brent Spinner, o Comandante Data da séria Star Trek Nova Geração, fazendo assim uma participação mais que especial na série, neste arco com três episódios.

Palestra: "Das Estrelas ao Átomo"

Entre o átomo e o infinito

Uma exposição simples e objetiva sobre o que a ciência já acumula de conhecimento efetivamente comprovado sobre a composição do Universo, de suas estruturas mais básicas e fundamentais às maiores estruturas já mapeadas.

Palestrante: Cássio Siqueira

Cássio Siqueira é analista de sistemas e professor de inglês. Em sua vida pessoal é interessado em ciência e aficionado por ficção científica. Nutre especial carinho pelo universo criado por Frank Herbert em Duna, e considera com apreço as três obras que compõem a trilogia distópica do século XX: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell e Laranja Mecânica, de Anthony Burgess. Acredita ainda que as obras do gênero podem e devem ser usadas como vetor para denunciar injustiças, preconceitos, perseguições e outras doenças da sociedade, como os melhores episódios de Star Trek podem facilmente comprovar. Claro que menções a obras como 2001, Uma Odisséia no Espaço, e Interestelar não podem faltar, por sua imensa contribuição à divulgação de conhecimento científico.

Episódio de Doctor Who – The Empty Child (Parte 01)

1a temporada, episódio 9 (2005)

Sinopse: Este episódio duplo da 1ª temporada começa com o Doutor e Rose na TARDIS perseguindo um cilindro de metal considerado perigoso através do vórtice temporal. O cilindro escapa do vórtice e cai na Terra em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial entre 1940 e 1941, durante a Blitz o período em que Londres foi maciçamente bombardeada pela Alemanha nazista.

A TARDIS também pousa em Londres, só que com atraso de um mês em relação ao cilindro. O Doutor e a Rose vão investigar onde está aquele cilindro e um pequeno menino com máscara de gás atrai a atenção de Rose. Só que as sirenes de ataque aéreo soam, e a hora é de correr e se esconder. O telefone da porta do TARDIS toca, o que é algo completamente incomum: Aquele telefone só colabora para compor o disfarce da nave do Doutor. Uma jovem grita para que o telefone não seja atendido.

O Doutor ignora o avisa e atende ao telefone. Ao atender, ele ouve um lamento de uma criança, procurando pela sua mãe: “Are you my mummy?”

Bate-papo com Autor

José Raphael Daher

Nascido em 1977 em Campinas-SP, é graduado em física pela UFSCar e professor da mesma área no ensino médio. Publicou seu primeiro trabalho (Gêmeos. Virtuais) em 2008, escrito em 2003. Essa obra lhe abriu a veia literária, permitindo que suas ideias, sempre relacionadas ao fantástico, ao cômico, ao absurdo e à ficção-científica, se tornassem contos, novelas e romances.

SERVIÇO

O quê: VII Convenção de Ficção Científica organizada pela Base Estelar Campinas

Quando: Sábado (4), das 13h30 às 17h30

Onde: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink (Rua Benjamin Constant 1633 - Centro - Campinas)

Contato:

Walmir - fones 19 3325-8958 (res) | 19 9 9132-9757 (cel) | [email protected]

Adriana – fones 19 3233-0576 (res) | 19 9 9182-3573 (cel) | [email protected]

Facebook: facebook.com//baseestelarcampinas

Email Base: [email protected]

*Programação sujeita a Alteração