Publicado 09 de Maio de 2015 - 9h30

Por Delminda Aparecida Medeiros

Mais bairros serão pavimentados

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

Mais dois bairros de Campinas são beneficiados pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) 2, do governo Federal. Alguns tratores já iniciaram ontem mesmo os trabalhos de terraplanagem, mas amanhã começa efetivamente as obras de pavimentação e drenagem nos bairros Jardim do Lago Continuação (3ª etapa) e Jardim Noemia. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada ontem pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) e pelo secretário de Infraestrutura, Pedro Leone Luporini dos Santos. Serão 10,8 km de pavimentação e 9,1 km de drenagem no Jardim do Lago Continuação; e 2 km de pavimentação e 1,4 km de drenagem no Jardim Noemia, beneficiando um total de 8 mil moradores.

O obra tem custo de R$ 27,3 milhões, com 95% dos recursos provenientes do governo Federal, via PAC 2, e 5% de contrapartida do município. A empresa responsável pela obra é a Engep Engenharia e Pavimentação Ltda e o prazo de conclusão é de 18 meses. Segundo o prefeito Jonas Donizette, o projeto total com apoio do PAC é de pavimentar 24 bairros, beneficiando em torno de 200 mil pessoas. Serão 140 km de ruas asfaltadas e 60 km de vias recapeadas, ao custo total de R$ 300 milhões. O prefeito destacou a importância de levar asfalto ao maior número de pessoas. “A pavimentação representa melhor qualidade de vida, dá mais dignidade à população beneficiada”, afirmou, lembrando que no Jardim Noemia, por exemplo, a população reivindicava o asfalto há 62 anos.

As duas primeiras etapas do Jardim do Lago Continuação começaram há cerca de 20 dias. Outros bairros que estão com as obras de pavimentação e drenagem em andamento são Vila Esperança, Jardim Fernanda, Alto Ipaussurama e Eldorado de Carajás. A expectativa é concluir os trabalhos ainda este ano ou até o primeiro semestre de 2016. Estão em vias de ser iniciadas também obras no Jardim Satélite Íris 1 e 3, Parque Oziel, Monte Cristo, Gleba B, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Uruguai, Rosalina, Nossa Senhora Aparecida, Núcleo Residencial Princesa dOeste, Jardim Santo Antonio, Marisa e Recanto da Fortuna.

Além dos bairros beneficiados pelo PAC 2, outros cinco estão recebendo pavimentação e drenagem por meio de Plano Comunitário, que consiste na divisão dos custos entre a Prefeitura e a população. São eles, Jardim Satélite Íris 2 e 4, Jardim Lisa, Parque Santa Bárbara e Jardim Santa Cândida. As obras dos dois Satélite Íris serão entregues ainda neste semestre; do Jardim Lisa e Parque Santa Bárbara até o final do ano e do Santa Cândida no primeiro semestre de 2016.

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros