Publicado 08 de Maio de 2015 - 16h58

Por Adriana Leite e Silva

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Adriana Leite

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

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O cenário econômico retraído afeta o turismo de negócios que sofre com a redução do fluxo de pessoas. Mas em Campinas, um dos principais destinos dos viajantes de negócios no Brasil, o setor esboça uma recuperação. Estudo realizado pelo site Skyscanner, especializado em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, aponta que as buscas pela cidade cresceram 75% entre os meses de março e abril deste ano em relação a igual período do ano passado.O município ocupa o segundo lugar no ranking.

Ainda que os números sejam otimistas, o setor hoteleiro da região registra resultados neste ano piores do que em 2013 e 2014. A taxa de ocupação média variou no primeiro trimestre entre 55% e 60%. O patamar era de 68% a 74% há dois anos. Os dois primeiros meses de 2015 foram ruins, especialmente janeiro. Entretanto, a taxa melhorou nos meses de março e abril.

De acordo com o levantamento da empresa, em primeiro lugar ficou Fernando de Noronha com crescimento de 107% de buscas. No terceiro posto, ficou Navegantes (Santa Catarina) com 48%. O site Skyscanner informou que foram analisadas milhões de buscas realizadas na página e também em aplicativos no período de 5 de março e 20 de abril.

A gerente de Comunicação da Skyscanner, Tahiana Rodrigues, afirmou que a ferramenta do site não permite aferir o perfil de público, mas a empresa acredita que a alta do dólar teve influência na elevação das buscas por destinos nacionais. "Por sermos uma ferramenta gratuita de busca e comparação de viagens, que não realiza a transação final, nós não temos acesso ao perfil dos viajantes que estão fazendo buscas em nosso site ou aplicativos", disse.

Ela comentou que pesquisa realizada por outra consultoria mostrou que 72% das pessoas que responderam o estudo planejam viajar mais de férias neste ano. "Em uma pesquisa realizada em parceria com o Conectaí, braço web do Ibope, com mil internautas, 72% responderam que planejam viajar mais de férias em 2015 do que em 2014 e 71% disseram estar em busca de destinos nacionais", destacou.

Tahiana disse que neste ano o calendário de feriados no Brasil está muito mais atrativo quando comparado aos últimos dois anos. "Temos cerca de dez feriados prolongados no País que incentivam a busca e a realização de viagens mais curtas e para lugares não tão distantes. Além disso, por conta da alta do dólar, os viajantes brasileiros estão pensando em outras alternativas e isso tem favorecido diretamente o turismo doméstico. Também por causa da alta do dólar, as companhias aéreas e agências de viagens têm feito inúmeras promoções para manter o mercado aquecido, o que tem mantido as buscas por passagens promocionais em alta", afirmou.

A executiva comentou que houve um aumento no volume de pesquisas por viagens em relação ao ano passado. "Em comparação com 2014, o volume nas pesquisas registrou um aumento expressivo. Apenas em março de 2015, a busca por voos domésticos foi cerca de 34% a mais, quando comparado ao mesmo período no ano anterior", apontou.

Mercado

O coordenador de Hotelaria do Campinas e Região Convention

Escrito por:

Adriana Leite e Silva