Publicado 07 de Maio de 2015 - 11h52

Por Delminda Aparecida Medeiros

Peça de David Mamet estreia em Campinas

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGUERA

[email protected]

A peça O Sucesso a Qualquer Preço, considerada uma das principais obras do dramaturgo norte-americano David Mamet, faz sua pré-estreia nacional hoje, em Campinas, no Teatro Brasil Kirin. Com direção do campineiro Alexandre Reinecke, a comédia dramática discute o limite do homem para alcançar o sucesso e manter seu emprego. “O texto é da década de 1980, mas absolutamente atual, ao discutir a loucura que é a competição em uma empresa, até mesmo por coisas medíocres”, afirma Reinecke. A peça recebeu o prêmio Pulitzer de Teatro em 1984 e teve uma adaptação para o cinema, em 1992, com grandes nomes no elenco, como Jack Lemmon, Al Pacino, Alec Baldwin, Kevin Spacey e Ed Harris. Em 2012, Al Pacino montou a peça na Broadway, interpretando o personagem que no filme foi vivido por Lemmon, também com grande sucesso de público e crítica.

“Na trama, um bando de corretores de imóveis, perdedores, se digladia para vender lotes chinfrins. É uma batalha por conta de migalhas. Segue o mesmo padrão atual das empresas de atingir metas, sem importar por quais meios. É algo que acontece com frequência. Em vez de formar uma equipe as empresas fazem o inverso, estimulam a competição em detrimento da colaboração”, diz Reinecke, citando que há tempos queria montar este espetáculo. “O (José) Wilker sugeriu a montagem. Fomos atrás dos direitos, super caros na época por conta do sucesso da montagem do Al pacino na Broadway. Mas, conseguimos. Aí, o Wilker morreu, um dos atores se envolveu numa novela, outro produtor saiu e a montagem não vingou. Renovamos os direitos e agora deu certo”, conta.

No elenco, nomes de peso como Norival Rizzo, Marco Pigossi, Renato Caldas, Marcos Daud e André Garolli. Na história os corretores são pressionados pelo chefe, que promove um torneio entre os integrantes. A premiação será um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor. O segundo colocado ganha um conjunto de facas para churrasco. Já para o terceiro, o prêmio é “o olho da rua”, pois ali não há lugar para fracassados. “É uma história visceral, muito bem escrita pelo Mamet, um dos maiores dramaturgos da atualidade”, afirma Reinecke. Ele destaca também o trabalho de Norival Rizzo “o melhor ator do teatro brasileiro”, com quem já trabalhou em vários outros projetos, e Marco Pigossi, “um jovem ator excelente, com forte presença de palco”.

Ambientada na Nova York de 1970, o espetáculo discute até onde o homem é capaz de ir para alcançar o sucesso e manter seu emprego, seja corrompendo, roubando ou mesmo, ludibriando pessoas simples e ingênuas. Após a sessão de amanhã (9/5), haverá um bate-papo com o público, da série Encontros Vivo EnCena, com a participação do elenco e direção e mediação de Expedito Araujo, curador artístico do projeto.

Agende-se

O quê: O Sucesso a Qualquer Preço

Quando: Hoje e amanhã, às 21h; e domingo, às 19h

Onde: Teatro Brasil Kirin do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, fone: 3294-3166)

Quanto: R$ 70,00

Escrito por:

Delminda Aparecida Medeiros