Publicado 31 de Maio de 2015 - 19h05

O advogado e professor universitário aposentado Antonio Fernando Costella, autor de 34 livros publicados, ministrará a palestra História das Comunicações: Do Grito ao Satélite, hoje, às 19h30, na Academia Campinense de Letras (ACL). O tema inspira-se em uma das obras mais evidenciadas de Costella, Comunicação do Grito ao Satélite (1978), que chega agora à sexta edição pela Editora Mantiqueira com o acréscimo de dois capítulos em relação ao anterior.

As adequações à obra são feitas constantemente perante as transformações tecnológicas e sociais com o passar das décadas. “Estou escrevendo esse livro há 40 anos. Reedito a anterior sempre acrescentando algo novo, como a questão da digital, por exemplo, que não existia na época do primeiro lançamento. A evolução foi tão rápida que tive que ampliar. Nesta sexta edição, coloquei dois capítulos a mais que, de certa forma, se ligam com os outros. A principal novidade trata dos computadores e dos ciberespaços. Aproveitei também para colocar comentários sobre as passeatas”, afirma.

Costella fará uma síntese do que trata no livro em uma explanação com aproximadamente uma hora de duração. Enquanto isso, ocorre na galeria de artes da ACL o vernissage Homenagens Artísticas com João Batista Garcia, Nathalia Fernanda Viana e João Almeida, e ainda a apresentação musical do violonista Felipe Aranha e seus alunos.