Publicado 08 de Maio de 2015 - 5h30

Pelé está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, onde permaneceu meses atrás após infecção renal e problemas na coluna. O Rei do Futebol passou por uma cirurgia de próstata nesta semana e deve receber alta amanhã. O ex-jogador passa bem, mas está sendo acompanhado por médicos especialistas, os mesmos que o trataram no ano passado. O procedimento requer alguns dias de internação, até que ele se recupere plenamente. Pelé deverá sair do hospital andando.

O boletim médico sobre o estado de saúde de Pelé foi divulgado ontem e diz: "O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) está internado, após ter sido submetido a procedimento cirúrgico de ressecção transuretral da próstata. Encontra-se estável, em apartamento. O Hospital fornecerá boletim assim que houver nova informação".

Há duas razões para a cirurgia de próstata: câncer e aumento da próstata, que pode crescer até 80% do seu tamanho normal, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em alguns casos, esse crescimento é maior do que o suportado, o que pode trazer ao paciente complicações. De acordo com especialistas, a prostatectomia é indicada a homens que podem se beneficiar do tratamento. É simples, mas requer cuidados.

Pelé tem hiperplasia benigna da próstata (HBP), que consiste no aumento benigno do volume da próstata, que é comum com a idade. Com o crescimento, há uma compressão da uretra que compromete o fluxo da urina. Esse problema pode provocar uma infecção urinária. Os sintomas do problema são a urgência na necessidade de urinar e sensação de não esvaziamento completo da bexiga após urinar. Aos 74 anos, Pelé ficou internado no Hospital Albert Einstein durante 16 dias em dezembro do ano passado. O ex-jogador teve uma infecção urinária, que se agravou para um quadro inflamatório no corpo inteiro de acordo com os médicos, e precisou ser levado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde permaneceu por seis dias. Foi o maior susto que Pelé deu a seus fãs. (AE)