Publicado 09 de Maio de 2015 - 5h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

Serão disponibilizados ao menos 14 vacinas para esse público específico

Divulgação

Serão disponibilizados ao menos 14 vacinas para esse público específico

Este sábado (9) é dia do mutirão nacional de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, das 8h às 17h, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até esta sexta-feira (8), foram vacinadas 31 mil pessoas, segundo a pasta.

Além dos 63 Centros de Saúde, haverá postos móveis na cidade (confira a lista). O público-alvo é formado por 244 mil habitantes, principalmente crianças, gestantes e idosos. A meta é aplicar doses em pelo menos 195 mil até 22 de maio. Na segunda-feira, será divulgado novo balanço da vacinação.

Público-alvo

As doses são destinadas às pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional, além de doentes crônicos, entre eles, diabéticos e pessoas com obesidade mórbida. Neste ano, a imunização será contra as gripes A (H1N1 e H3n2) e B.

Também haverá aplicação da vacina pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue. Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade ao posto onde será aplicada a imunização.

“O objetivo da vacinação é vacinar contra a gripe, diminuindo o número de internações e complicações”, disse a coordenadora do programa de imunização Departamento de Vigilância Andrea Barbosa.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias